E-commerce

3 tendências para o e-commerce brasileiro em 2024 que você deve ficar de olho

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

As compras online são, cada vez mais, uma constante na vida do brasileiro. Para 2024, algumas tendências para o e-commerce já despontam como fundamentais para quem quer ter sucesso nessa operação. Mais do que nunca, a união entre tecnologia e experiência do cliente precisa ser valorizada pelas empresas.

Segundo estudo da Worldpay, o mercado de e-commerce brasileiro deve crescer 57% até 2024, mostrando-se um caminho assertivo para os negócios. Além disso, a relação construída no pós-venda vem se concretizando como um ponto alto para o sucesso das vendas online. Se a sua operação deseja se consolidar no digital, confira aqui as 3 tendências para o e-commerce, para 2024!

Maior volume de compras via mobile

O brasileiro é um apaixonado por smartphones, não tem como negar. Basta olhar os números: segundo a FGV, o país já conta com 1,2 smartphones por habitante, ou seja, 249 milhões de celulares em uso no Brasil. Considerando ainda dispositivos móveis como notebooks e tablets, chegamos a 364 milhões de aparelhos.

E o que isso tem a ver com o seu e-commerce? Se o público está cada vez mais conectado através de dispositivos móveis, é por meio destes aparelhos que realizará suas compras. Por isso, é fundamental se atentar para a construção de plataformas que sejam responsivas e se adaptem perfeitamente aos smartphones.

Outro fator que tem a ver com a tendência do aumento de compras via mobile é a experiência do cliente. Especialmente no pós-venda, é importante manter o contato com o consumidor e dar a ele todas as informações necessárias relacionadas à entrega.

Neste momento, uma solução multiplataforma de gestão logística faz toda a diferença: informe ao cliente sobre o status da compra através de apps de conversas e e-mails, para que ele acompanhe o andamento de qualquer lugar, através de seu smartphone.

Compras recorrentes

Outra tendência do e-commerce para 2024 é que as compras serão cada vez mais recorrentes no universo digital. O brasileiro está mais seguro quanto a esse modelo de consumo e deve, cada vez mais, criar vínculo com marcas que vendem na web.

Uma pesquisa da Opinion Box, inclusive, apontou que 6 em cada 10 consumidores já aumentaram a frequência de compras online no último ano. Além disso, 54% afirmaram que a frequência com que compram na internet aumentará nos próximos 12 meses.

Assim, manter promoções consistentes, criar estratégias de valorização e fidelização do consumidor e criar uma comunicação recorrente são ações que precisam fazer parte da rotina do seu e-commerce.

Uma dica é, após realizar a entrega, solicitar através de pesquisas de satisfação, uma avaliação do cliente. Utilizar também plataformas com data analytics, como é o caso do DATAFRETE Insights, permite validar o tipo de compra que cada cliente busca, seu histórico e o comportamento de compra, criando assim, estratégias assertivas de fidelização.

Foco na jornada do consumidor

Mais do que nunca, uma compra online deixará de ser um processo frio para se tornar uma experiência de valor. Estar atento à jornada do consumidor fará a sua marca se destacar. Para isso, considere alguns pontos importantes e em alta no e-commerce:

  • Pós-venda integrado: a partir do momento que efetiva a compra, o cliente deve receber informações precisas sobre o status do pedido. Mantenha-o informado e, de quebra, reduza devoluções e reentregas por falta de alguém para receber o produto.
  • Foco no omnichannel: já falamos aqui no blog sobre a importância da multicanalidade e isso estará cada vez mais em evidência. Aposte em plataformas multicanais para unificar a jornada do cliente e atendê-lo da melhor forma, independentemente do local escolhido por ele para acionar sua empresa. Redes sociais, site e pós-venda devem ser integrados.

O seu e-commerce já está conectado com estas tendências? Conte com a DATAFRETE para automatizar a jornada do pós-venda durante a logística e entrega, e garanta uma proximidade para fidelização do consumidor.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress