
D2C, o futuro do Varejo
13 de maio 2020 | Seja o primeiro a comentar.
O D2C (direct to consumer) ou atendimento direto ao cliente, corresponde aos negócios como indústrias, franquias, distribuidores ou importadores que encurtam quase que totalmente a cadeia de distribuição convencional, fazendo venda direta ao cliente.
Durante muito tempo o D2C foi considerado inviável para muitos negócios, por exigir um elevado custo na implementação e manutenção de uma estrutura varejista.
É uma estratégia que cresceu graças ao avanço da Internet, do comércio eletrônico e da experiencia do cliente, uma vez que aumentou a eficiência e diminuiu os custos para quem tem um e-commerce, tornando essa comunicação mais próxima.
Uma pesquisa conduzida pela Bringg, relata que 87% das indústrias apontam que o D2C é altamente relevante tanto para o produto quanto para os consumidores. Além disso, quase metade deles (47%) está utilizando esse canal para aumentar seus lucros. É uma estratégia que realmente está dando certo. Um levantamento da Market Realist indica que a Nike, uma das gigantes dos materiais esportivos, deve aumentar suas vendas nesse formato de US$ 9 bilhões em 2017 para US$ 16 bilhões em 2020.
Com a difusão da internet e a consolidação do comércio eletrônico, muitos negócios viram nas vendas online é a alternativa perfeita para ampliar o faturamento e entrar no segmento varejista sem realizar investimentos de peso.
Isso se torna ainda mais fácil por meio dos marketplaces, já que o custo de implementação é muito menor, com potencial de ganhos de modo muito mais rápido e fácil.
Além disso, o D2C só é viabilizado quando a empresa consegue fazer a integração do seu ERP (sistema de gestão) com o e-commerce e os marketplaces, oferecendo um maior controle sobre a estratégia em cada canal e garantindo que não haja qualquer obstáculo para as vendas diretas. Outro ponto que exige planejamento é a logística, que deve ser específica e segmentada para atender este público, caracterizado por pequenas encomendas. Sem falar, evidentemente, da questão tributária e do marketing diferenciado para vendas ao usuário.