Logística

Tendências da Logística no Pós-Pandemia

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Já estamos no 2º semestre de 2020 e muito foi falado sobre como lidar com as dificuldades na Logística até então mas a pergunta que eu faço agora é: e depois? Como se preparar para o que ainda está por vir? Quais as tendências da logística no pós-pandemia? Como se preparar para o futuro?

No médio e longo prazo, temos visto organizações buscando garantir a segurança das suas operações baseadas em 3 pilares de sustentação:

  1. Digitalização da cadeia logística

Se você conhece a sua cadeia logística em detalhes, em todos os seus níveis, é porque conta uma operação integrada e digitalizada.

Além do foco em poucos centros de produção, a pandemia mostrou fragilidades como a inadequação de estoques, o gerenciamento manual, a baixa transparência e a falta de flexibilidade em logística, todos problemas relacionados à falta de visibilidade da cadeia de suprimentos, mas também à falta de inteligência.

Segundo Bo Zhou, CEO da chinesa FuturMaster, muitos problemas foram agravados na China porque as empresas não possuíam tecnologia para suportar simulações; portanto, elas não conseguiam antecipar a demanda e a oferta observando vários cenários.

70% das 300 empresas pesquisadas em um levantamento da Resilinc feito entre janeiro e fevereiro de 2020 disseram que ainda estavam coletando dados e avaliando manualmente para identificar quais de seus fornecedores estavam em áreas que sofreram lockdown na China.

Com sistemas de logística inteligentes é possível prever riscos e oportunidades com base em dados geográficos, macroeconômicos e políticos.

Colocar nas mãos dos gestores de logística tecnologias que gerem inteligência será valioso durante o pós-pandemia.

  1. Visibilidade da cadeia de suprimentos

Ter boa visibilidade das estruturas da cadeia logística ajudou a minimizar a correria quando a pandemia estourou. Afinal, as organizações precisam entender onde elas têm problemas.

Por isso, é claro que esse mapeamento vai ajudar depois também, sendo mais uma tendência em logística pós-pandemia.

Convenhamos que esta tarefa não é trivial. É complicado chegar a fornecedores de nível 2 ou nível 3. Fatores como custos, tempo e trabalho acabam tornando esse processo inviável.

A recomendação da própria HBR é criar uma cláusula no contrato de fornecimento que leve o fornecedor a contribuir com esse mapeamento.

Para isso, contar com a ajuda dos seus fornecedores é fundamental: o que nos leva a mais uma tendência em logística no pós-pandemia.

  1. Mais colaboração com fornecedores

Quando a organização tem visibilidade de suas cadeias de suprimentos, criam-se as condições para a última tendência em logística no pós-pandemia: a colaboração de empresas e fornecedores.

Com essa parceria, o ecossistema de suprimento será reforçado como um todo, criando facilidade de gerenciamento em momentos de expansão e maior resiliência em momentos de crise.

Segundo Bindiya Vakil, da Resilinc, declarou em matéria da Supply Chain Quarterly: “trabalhar com fornecedores para ajudá-los financeiramente é crucial para todas as partes”.

Conte com o DATAFRETE para te auxiliar na implementação das maiores tendências logísticas em sua empresa!

Fonte: Evento Super Talks : Logística pós pandemia

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress