E-commerce,Indústria

TMS embarcador: entenda por que sua empresa precisa de um

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Quem trabalha com os processos logísticos sabe que são muitos os desafios e dificuldades enfrentadas, recorrentes no transporte de mercadorias.

É preciso lidar com as demandas de frete, valores do transporte, informações da carga, entre outras. Isso se torna ainda mais trabalhoso quando há necessidade de ter uma atualização constante sobre o status do frete.

A fim de não impactar o cliente e promover um boa experiência de compra com frete, essas e outras adversidades, que afetam a qualidade do serviço, necessitam de uma solução eficiente.

Mas como fazer isso de uma maneira simples? Como melhorar os processos de gestão e controle de frete?

Uma excelente solução é a ferramenta TMS. Com ela, é possível resolver esses problemas melhorando a qualidade e produtividade dos processos logísticos de sua empresa. Saiba por que sua empresa precisa de um TMS embarcador, através dos tópicos a seguir:

  • O que é o TMS embarcador?
  • Principais funcionalidades
  • Benefícios de um TMS embarcador
  • Passos para implementar um TMS embarcador em sua empresa

O que é o TMS embarcador?

A sigla TMS vem do inglês Transportation Management System, significando exatamente sistema de gerenciamento de transportes.

O TMS embarcador é um software que auxilia para que a qualidade e a produtividade aumentem em todos os processos na logística de distribuição de mercadorias.

Atualmente, o uso de recursos de TI (Tecnologia da Informação) é um diferencial importante para empresas que desejam aumentar a competitividade e aprimorar os processos de gestão.

Nesse sentido, o TMS embarcador garante a redução de falhas e proporciona vantagens mediante a concorrência.

O sistema é completo e possui todas as informações relativas aos processos de movimentação de mercadorias, tornando a gestão de frete mais eficiente e inteligente.

Essa ferramenta é utilizada por vários agentes envolvidos na distribuição de mercadorias como e-commerces que contratam os serviços de transportadoras, transportadoras e empresas que possuem frota própria.

Para os embarcadores, em especial, o TMS contribui para o controle de diversos dados, só para ilustrar: gestão de todos os contratos de frete, emissão de documentos e auditoria dos valores cobrados.

Assim, com uso da ferramenta fica mais fácil identificar pontos de melhorias e desenvolver estratégias capazes de melhorar os processos.

Principais funcionalidades

O TMS embarcador possui várias funcionalidades que beneficiam o processo na entrega de mercadorias. São elas:

Simula o frete

Saber o valor a ser pago pelo transporte de uma mercadoria, com antecedência, é uma das principais demandas dos embarcadores. Assim, o TMS facilita esse processo, pois mantém as tabelas de preço das transportadoras no sistema, servindo como um simulador de frete rápido e assertivo.

Controla e rastreia as cargas

Com essa ferramenta, é possível ter mais controle no rastreamento das mercadorias até chegar ao cliente.

No TMS a empresa pode acompanhar, através de filtro, mas também análises, o andamento do processo. Além disso, o software pode ser integrado com outras ferramentas como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) ou ERP (Enterprise Resource Planning).

  • Agenda entregas

O sistema possibilita agendar entregas, agilizando o processo de distribuição das mercadorias.

  • Auditora de frete de forma automática

O TMS automaticamente confronta se o valor cobrado está de acordo com  a proposta de negociação.

  • Gera relatórios em tempo real

Essa funcionalidade ajuda na análise dos dados, bem como tomada de decisões para novas estratégias ou melhorias nos processos.

Benefícios de um TMS embarcador

O sistema TMS promove diversas vantagens para as empresas, as quais podem ser notadas em toda cadeia de logística, bem como nos níveis de decisão como estratégico, tático e operacional.

Por isso, a empresa pode agregar de diversas formas com os benefícios proporcionados pela ferramenta. Confira os benefícios que fazem do TMS embarcador um sistema essencial para sua empresa:

  • Redução de custos operacionais: com o controle automatizado o custo é diminuído, tanto na execução dos processos como na prevenção ao analisar os impactos.
  • Redução da conta frete: com a utilização do sistema não ocorrem cobranças em duplicidade nem cobranças de serviços extras não planejados.
  • Investimento de baixo custo: a ferramenta possui custo acessível. Existem diversas opções de sistemas que podem melhorar significativamente a logística da empresa.
  • Melhora a visão do negócio: empresas que automatizam e otimizam processos conseguem entregar um serviço com melhor qualidade. Logo, aumentam sua produtividade e consolidam sua relevância no mercado.
  • Gerenciamento de carga efetivo: o sistema permite acompanhar a mercadoria, desde o planejamento até a distribuição.
  • Integração com outros sistemas: como já falamos, a ferramenta pode ser integrada a outros sistemas, facilitando todos os processos de gestão da empresa.

Passos para implementar um TMS embarcador em sua empresa

Antes de implementar o TMS embarcador, é fundamental que a empresa conheça a fundo seus processos e as necessidades que precisam ser atendidas.

Em seguida, é importante que toda equipe de logística esteja alinhada com a ferramenta e suas funcionalidades, para que a cultura da empresa esteja proporcionalmente alinhada aos benefícios que o sistema irá promover.

Lembre-se que de nada adianta utilizar toda a tecnologia a seu favor e se não souber extrair o melhor dela.

Por fim, contrate uma empresa que entenda as demandas de frete e que possa oferecer um software embarcador de qualidade.

O Datafrete possui o TMS Datafrete, um software que melhora a produtividade de sua empresa, mas também de todo o processo de distribuição de mercadoria.

Nosso sistema permite gerir toda operação com o controle de maneira integrada. Além disso, nossa ferramenta controla todos os processos do embarcador abrangendo áreas comerciais, SAC, faturamento, expedição, financeiro e logística.Não perca tempo! Estamos te esperando com a melhor solução

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress