E-commerce

Gestão de frete no e-commerce

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Você já pensou a respeito da sua gestão de frete no e-commerce? Ela é boa? Descubra!

Um dos principais impactos percebidos com o advento de novas tecnologias foi a mudança no comportamento do consumidor, que tem cada vez preferido comprar pelo e-commerce.

Não é difícil entender o porquê: as vendas online proporcionam comodidade, variedades de produtos e de formas de pagamento, privacidade, descontos especiais e agilidade nas ações, sem necessidade de deslocamento.

Por essas razões, o setor no Brasil só tem crescido, mesmo em um período de crise. Sobretudo, por conta da pandemia, o que motivou ainda mais adesão desse serviço, até por aqueles que ainda tinham inseguranças com as compras pela internet.

Só para ter uma ideia, o faturamento de lojas online no Brasil cresceu 47% no primeiro semestre de 2020, recebendo 90,8 milhões de pedidos. Isso representa uma alta de 39% em comparação a 2019, segundo a pesquisa da Ebit/Nielsen.

Apesar dos dados positivos, atender as expectativas do cliente no e-commerce nem sempre é tão fácil. Afinal, quem compra deseja que sua mercadoria chegue o quanto antes e com valores de frete atrativos.

Por isso, é fundamental que qualquer e-commerce invista em gestão de frete para descobrir as melhores possibilidades de solucionar problemas, com valores e prazos na entrega.

Quer saber como? Então, acompanhe o conteúdo que separamos para você:

  • Por que o frete é um problema
  • Importância da gestão de frete
  • Gateway de frete: o que é e como fazer
  • Principais benefícios de uma boa gestão de frete

Por que o frete é um problema

O frete no e-commerce pode se tornar um problema, pois ele tem impacto direto sobre a decisão de compra e satisfação do consumidor, na etapa final.

E nessa atividade que conta tanto para a uma boa experiência na compra, os problemas são diversos. São reclamações que envolvem atrasos na entrega, extravios, avarias, demoras no atendimento e, principalmente, preços de frete caros.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute, sobre a causa dos abandonos de carrinhos em lojas online, 61% afirmou que desistiram das compras online por conta do valor do frete.

Quando se trata de lojas virtuais grandes, muitas trabalham com transportadoras. Já as pequenas acabam tendo os Correios como única opção. Isso por conta do volume de pedidos enviados mensalmente.

O custo para deslocar veículos com uma coleta de produtos em quantidade pequena é muito alto, preço que se reflete na compra final das pequenas lojas virtuais.

Importância da gestão de frete no e-commerce

Para amenizar os problemas e tornar a experiência de compra dos usuários melhor, é importante contar com diferentes formas de entrega dos produtos.

Isso garantirá não só a boa reputação da marca, mas também manterá o sucesso da empresa, resultando em mais vendas.

Nesse contexto, acertar na gestão de frete garantirá a oferta de tarifas de frete mais baixas, menos custos e mais opções para o cliente.

Para isso, os principais pontos que devem ser considerados para a gestão de frete é:

  • Qual o tipo do produto;
  • Quantidade de entregas/mês
  • Abrangência de entregas;
  • Valor da conta conta frete.

Assim, é preciso analisar a diferença entre tamanho e peso, a distância e o valor cobrado, sem falar nas opções de transportadoras que atendam às necessidades do seu negócio.

Como ferramenta que ajuda nessa gestão, o gateway de frete torna-se muito eficaz, visto que através dele pode-se fazer a gestão de contratos e tabelas de frete, de maneira integrada às lojas virtuais. Continue a leitura e entenda sobre o gateway.

Gateway de frete: o que é e como fazer

O gateway de frete consiste em uma ferramenta integrada ao e-commerce, a qual auxilia na gestão do processo de entrega dos pedidos com a oferta de fretes variados.

Dessa forma, o gateway consegue promover a devolução de informações com agilidade, com vários tipos de transportadoras, desde as mais conhecidas até as que atendem pequenas regiões.

Isso ajuda que a gestão de frete tenha diversas opções com melhores valores. Essa atratividade, consequentemente, transforma-se em maior conversão nas vendas.

Além disso, vale ressaltar que fretes grátis são um fator atrativo de grande benefício atualmente no e-commerce. Até porque, esse pode ser um fator decisivo entre uma loja virtual e outra que vende o mesmo produto.

E ter conhecimento do gateway de frete possibilita oferecer esse benefício para o cliente em algumas ocasiões, isto é, a depender do valor da compra ou da região em que for destinada a entrega.

Tudo isso só é possível através de uma boa gestão de fretes, que possibilitará benefícios ao consumidor e a empresa, que não sofrerá com prejuízos.

Principais benefícios de uma boa gestão de frete

Controle dos processos

A administração de todas as etapas da venda é desafiadora, por isso a gestão de frete proporciona que informações estejam em um só lugar, facilitando na resolução de equívocos e melhorando o suporte.

Redução de custos

Com a gestão, é possível acompanhar os gastos gerados com o serviço de transporte, além disso, é possível determinar variações e comparar valores.

Entrega eficiente e satisfação

A utilização de ferramentas para os processos de frete reduz o trabalho manual. Assim, isso impacta positivamente em menos erros, entregas eficientes e dentro do prazo. Inegavelmente, o resultado são clientes mais satisfeitos.

Fidelização e aumento das vendas

Se seus clientes ficarem satisfeitos com o serviço de frete, a probabilidade de conclusão de compra será maior, bem como as chances de novas aquisições.

Portanto, não perca a chance de manter suas vendas em alta oferecendo o melhor serviço para seus clientes.

O DATAFRETE possui um sistema TMS embarcador focado em oferecer mais gestão, precisão e redução de tempo nas tarefas de seu e-commerce.

Melhore a produtividade do seu negócio gerindo toda operação, mas também o controle de frete de maneira integrada.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress