
Frete no e-commerce: 5 dicas para melhorar a eficiência das suas entregas e potencializar a experiência de compra
28 de abril 2021 | Seja o primeiro a comentar.
O frete no e-commerce é o grande diferencial para o comércio digital, que se tornou mais do que uma alternativa, virou um fator de sobrevivência, especialmente agora com a pandemia da Covid-19. Sem sair de casa, muitas pessoas estão apostando nas lojas online para adquirir produtos, o que tem aumentado a concorrência entre os negócios.
Oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor é, sem dúvida, um fator que irá diferenciar seu negócio dos demais, além, claro, de outros requisitos, como a eficiência na entrega e frete a baixo custo. A busca por e-commerce, em 2020, cresceu 56,8%, segundo um estudo feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Facilitar o acesso dos produtos aos consumidores proporciona uma melhor experiência de compra e é essencial para o bom desempenho do e-commerce. Por isso, vamos te dar algumas dicas de como melhorar a eficiência de entregas e estratégias para ter um valor de frete que atraia seu cliente.
Continue acompanhando este artigo e boa leitura!
1 – Gestão e organização de documentos;
2 – Negociando o frete com a transportadora;
3 – Principais tipos de frete;
4 – Ponto de retirada reduz frete;
5 – Rastreamento da carga.
1 – Gestão e organização de documentos
Para uma empresa online, o transporte de carga é uma das funções que mais necessita de boa gestão. Independente do tamanho do e-commerce, toda empresa lida com venda e troca de produtos, o que requer manter uma organização dos documentos expedidos, facilitando a logística.
Conhecer todos os documentos, bem como o tempo de guarda é essencial, afinal, em uma empresa são emitidas notas fiscais, autorizações, conhecimentos de frete, entre outros. Assim, quem administra uma operação logística e lida com esse processo de envio de mercadorias, precisa registrar todas essas operações e organizá-las adequadamente, seja em pastas ou através de sistemas eletrônicos seguros.
Uma boa gestão, bem como organização de documentos de frete traz alguns benefícios, como:
- tomada de decisões;
- criação de um planejamento estratégico;
- permite acesso fácil ao histórico de atividades;
- criação de relatórios de desempenhos;
- desenvolvimento de novas políticas de trabalho.
2 – Negociando o frete do e-commerce com a transportadora
O frete é um ponto muito importante do e-commerce, afinal, de nada adianta ter uma loja e produtos de qualidade, se o cliente não consegue recebê-los em casa dentro do tempo “atrativo”, ou até mesmo adquirir o produto devido ao valor elevado do frete. Além de não gerar uma boa experiência de compra, isso cria insatisfação e até afasta o consumidor, evitando uma possível recompra.
Uma dica é a empresa negociar com a transportadora suas tabelas de frete evitando a utilização de tabelas genéricas e conhecendo bem sua operação. Para isso, deve-se considerar alguns pontos, como:
1) Cotação de fornecedores
Pesquisar possíveis fornecedores e identificar qual oferece o serviço que deseja com melhor custo-benefício;
2) Conheça os detalhes do seu produto
Ao saber todos os detalhes do produto que vende, como peso, cubagem, entre outros, facilita na hora da negociação, especialmente se as taxas forem variáveis;
3) Saiba os destinos mais recorrentes
Ao conhecer qual região se concentra o maior volume de vendas, direcione seus esforços para este lugar. Busque empresas que atuam nessa área e negocie os valores com a transportadora.
4) Conheça os transportadores
Lembre-se que o transportador é seu maior parceiro para que o produto chegue ao consumidor. Afinal, o transporte influencia na satisfação do cliente, que deseja um bom serviço, com entrega rápida, entre outros.
Sendo assim, mantenha uma boa comunicação e transparência com a empresa. Pesquise sobre a transportadora, sua estrutura física e o modo como ela trata os produtos que estão sendo transportados.
5) Busque fornecedores que investem em tecnologia
A modernização das operações facilita a logística, aumenta o controle dos processos, bem como reduz os custos e auxilia nas tomadas de decisões.
3 – Principais tipos de frete no e-commerce
A transportadora é um dos principais meios para a entrega das mercadorias, entretanto, existem outras opções.
Correios
Os Correios são usados por cerca de 90% das lojas onlines do Brasil. Para que não seja preciso pagar o valor normal da postagem, a empresa firma um contrato com a agência, pagando mensalmente o valor com desconto, de acordo com o volume mensal de envio.
Veículo próprio
Outra possibilidade de entrega é por meio dos veículos próprios ou motoboy. Muitas lojas online utilizam essa modalidade em casos de compras de pequeno porte, mas também quando o endereço de entrega é próximo à loja. Esse tipo de entrega reduz os custos do frete, além disso, garante uma entrega rápida.
Logística Reversa
A Logística Reversa trata-se da volta do produto ao e-commerce, isto é, seja para troca ou devolução. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, esse frete é arcado por quem vende o produto. Então, lembre-se que a velocidade na devolução ou substituição do item é imprescindível para garantir a credibilidade do negócio.
4 – Frete no e-commerce: Ponto de retirada reduz custo de frete
Trabalhar com ponto de retirada traz benefícios tanto para o consumidor como para o e-commerce. Toda a transação se dá de forma online, mas, na hora da entrega, o consumidor vai de encontro ao produto, garantindo uma redução do custo do frete.
Outra importante vantagem é a diminuição no tempo de entrega. Isso porque, sistemas como DATAFRETE consegues selecionar o ponto de retirada por raio de aproximação, o cliente pode selecionar locais como aeroportos, lojas próximas, loja própria do vendedor ou na transportadora mais próxima de onde ele estiver para retirar a mercadoria.
5 – Rastreamento da carga
Garantir o rastreamento da carga de maneira eficiente, permite que o cliente final receba a entrega em menor prazo, gerando uma boa experiência de compra no e-commerce.
Desse modo, contar com programas e softwares para rastrear a carga reduz erros e riscos, além de garantir a segurança do produto e o cumprimento dos prazos. Outra ferramenta bastante eficiente é a página de rastreio dentro da própria loja virtual, onde o cliente pode acessar a qualquer momento a informação sobre o status da sua encomenda.
Se você deseja garantia de que sua carga será rastreada de maneira fácil, bem como segura, o DataFrete conta com software 100% Web destinado a indústrias, varejistas, comércio eletrônico e operadores logísticos. Através de integrações com outros aplicativos, e além disso, por meio de práticas de controle de frete, é possível melhorar os processos e reduzir os custos com o frete.