
Gestão de transportes: o uso de ferramentas para gestão logística
28 de julho 2021 | Seja o primeiro a comentar.
O trabalho com gestão de transportes exige boas práticas no processo logístico, o que está diretamente ligado ao uso de ferramentas para gestão logística. A devida atenção para isso resulta em uma imagem de sucesso para sua empresa e destaque em um mercado tão competitivo como o nosso.
Isso significa que a gestão não deve ser feita de maneira descentralizada. Procure por metodologias que incrementem o crescimento sustentável da atividade logística e se certifique de utilizar para isso recursos modernos, eficazes e atualizados.
Ao longo desse artigo você vai entender melhor sobre as principais ferramentas e metodologias e, assim, poderá fazer o seu negócio prosperar ainda mais.
Interessado? Então siga com a leitura!
- A importância do uso de ferramentas para gestão logística
- Quais são os principais desafios da gestão de transporte de cargas?
- As principais práticas para a boa gestão de transportes
A importância do uso de ferramentas para gestão logística
Uma empresa que depende da logística não funciona perfeitamente sem a gestão dos transportes. Então vamos colocar da seguinte forma: não há gestão se você não levantar e monitorar informações e, obviamente, não há o que ser monitorado se você não tiver as ferramentas necessárias para levantar todos os dados importantes sobre a logística.
São essas ferramentas que possibilitam a identificação de padrões de alta ou baixa performance. À vista disso, são esses padrões que contribuem para o processo de tomada de decisões que impulsionam a eficiência dos processos logísticos como um todo.
Os cuidados com os veículos e as condições deles exigem disciplina e dedicação. Para garantir que eles continuem veiculando com o máximo de segurança e eficiência é preciso levantar algumas estatísticas da frota e fazer uso adequado de ferramentas para gestão logística.
Essas ferramentas são elementos chave para levantar informações cruciais sobre a eficiência do transporte de cargas. A partir delas você pode monitorar melhor os processos como, por exemplo: Performance das transportadoras, quantas entregas estão sendo feitas dentro do prazo? Quantas delas ultrapassaram o prazo? Quantas e quais entregas saíram da conformidade? Quantos erros foram apontados nos conhecimentos de transporte?
Esses e outros indicadores de desempenho não se medem sozinhos e não se deve ignorá-los. Por isso as ferramentas que auxiliam a gestão são tão úteis.
Quais são os principais desafios da gestão de transportes de cargas?
Uma das formas de saber como melhor utilizar as ferramentas para gestão logística e de como gerir da melhor forma a sua carga, é conhecer os possíveis problemas que você pode enfrentar no processo.
Sendo assim, veja a seguir quais são os principais desafios desse trabalho:
- Roubos de carga: Esse é um dos maiores e mais comuns medos para quem trabalha em qualquer área do setor logístico. A insegurança das estradas do nosso país é inegável, preocupante e desanimadora. Mas, principalmente, ela representa um grande desafio por conta do prejuízo que os roubos de carga acarretam;
- Atrasos: Seja como empresário ou como consumidor, você já deve saber que os atrasos são sempre um problema. Isso acontece porque impacta diretamente nas vendas e na satisfação do cliente. Todo o segmento de distribuição vive com a sombra dos atrasos, independente da razão (interna ou externa). A gestão de transporte é responsável por lidar com a restrição de circulação de veículos, prevenção de problemas e atrasos por conta de engarrafamento, por exemplo, e muitos outros imprevistos. Tudo isso através de ferramentas tecnológicas;
Apenas o investimento em recursos tecnológicos e o uso das ferramentas corretas são capazes de reverter essas situações ou amenizar os impactos delas.
Quer saber como? Então fique ligado no tópico a seguir!
As principais práticas para a boa gestão de transportes
Se você chegou até aqui certamente já conseguiu perceber que a boa gestão de transportes melhora completamente a organização e o desenvolvimento logístico.
Chegou o momento de você conhecer algumas das melhores práticas de gestão para o setor. Confira!
Integração com ferramentas, plataformas, ERP, etc…
A integração de uma plataforma com o sistema de gestão de transportes da sua empresa é uma das práticas mais importantes para o sucesso do seu negócio. Ela possibilita que setores como o comercial, o SAC, bem como o financeiro estejam completamente alinhados em termos de estratégias, dados e ações.
A plataforma deve ser capaz de manter as informações atualizadas para garantir a eficácia, bem como a agilidade de todo o processo. Como bônus, tudo isso vai evitar gastos desnecessários muito recorrentes nesse ramo.
Processos mais padronizados
A padronização significa mais controle sobre o processo logístico. Para chegar até ela você deve passar por uma necessária adequação ou alteração da cultura e da postura na sua empresa. Semelhantemente, personalize o seu produto/serviço mantendo a qualidade dele e estabelecendo prazos satisfatórios e reais. Mas tudo isso vale a pena por conta da recompensa: mais vendas e destaque para a sua marca.
Rastreamento das entregas
O rastreamento das entregas é uma das melhores práticas de gestão de transportes. Ele é responsável pela identificação de todas as ocorrências em relação às entregas. Consequentemente, fica mais fácil reduzir a incidência de imprevistos, evitar falhas, bem como controlar dados em intercorrências e tornar o seu serviço mais transparente para os clientes, consequentemente melhorando a experiência de compra do cliente final.
Mas nada disso é possível sem um software próprio para gestão de transporte que auxilie os processos do setor, ou seja, sem o uso eficiente de ferramentas para gestão logística.
Quer ajuda com isso? Então, fale com um de nossos especialistas da DATAFRETE e solicite já uma demonstração de nossos serviços!