E-commerce

O alto valor do frete como vilão no e-commerce

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

O alto valor do frete é considerado um grande vilão para os clientes e, consequentemente, para os lojistas de e-commerce brasileiros. Um consumidor pode até estar muito empolgado com o seu produto ou serviço, mas quando o valor do frete assusta, o caminho mais escolhido é a desistência da compra.

E não pense que uma desistência ou outra não pode afetar o seu negócio. Estamos falando de mais de 60% de lojistas brasileiros que foram impactados negativamente por conta do alto valor do frete.

Para evitar que isso aconteça ou continue acontecendo com você, acompanhe a leitura e saiba como fazer sua marca crescer sem a sombra do grande vilão do e-commerce!

  • O alto valor do frete e seu impacto nas vendas
  • O que pode tornar caro o valor do frete?
  • Uma logística inteligente para você impulsionar as suas vendas

O alto valor do frete e seu impacto nas vendas

Nem todo mundo estava preparado para a magnitude que o e-commerce se tornou. Donos de lojas virtuais e clientes sabiam que essa era uma excelente opção para quem não podia/pretendia abrir e ir até a loja física, mas o “boom” que isso gerou foi realmente inesperado.

Isso se tornou um desafio por diversos motivos, especialmente para quem nunca lidou com as dificuldades e custos de uma entrega rápida. Acontece que isso vai de encontro aos fatores que os clientes mais prezam na hora da entrega: agilidade e preço baixo.

É por isso que o alto valor do frete impacta negativamente a situação logística dos lojistas de e-commerce brasileiros. As vendas de mais de 60% dos lojistas tiveram algum baque, sendo que essa porcentagem ainda varia de acordo com a região do Brasil e pode chegar até 80%.

Um dos impactos mais preocupantes é sobre como esse vilão afeta a imagem da empresa. Acontece que os clientes fazem associações uma marca e suas características na hora de decidir onde comprar. Por exemplo: a loja “x” tem mais opções; a loja “y” entrega mais rápido; a “z” tem preços mais baixos; a loja “w” tem um serviço interessante, mas o frete é mais alto.

À qual imagem você acha que a sua empresa é associada? É bom ficar atento porque, quando um serviço, principalmente o de entrega, não atende às expectativas do consumidor, quem sofre com isso é a imagem da marca da empresa. Ela é colocada à prova e associada a algo negativo.

Uma boa solução para cortar o mal pela raiz é conhecer as razões por trás do valor assustador do frete. Fique ligado no tópico abaixo!

O que pode tornar caro o valor do frete?

O conceito do e-commerce engloba algo dinâmico, prático, seguro, rápido e eficaz. Mas isso só funciona se a logística acompanhar essas características. Quando isso não acontece, o valor do frete se torna mais caro desnecessariamente. Quer saber como? Veja a seguir:

Quando você não trabalha com o frete como uma estratégia

Como mencionamos anteriormente, o frete está ligado à imagem da empresa, sendo assim, ele tem relação com o marketing, com visibilidade e com as taxas de conversão de clientes. Sabe o que tudo isso tem em comum? Todos são elementos que requerem estratégias.

Isso significa que você precisa encarar a definição do valor do frete como uma estratégia para vender mais em seu e-commerce. O frete não é algo à parte da sua venda, ela está dentro do pacote porque é algo que os clientes consideram como inserido nesse pacote. Quando você define um preço justo com base em determinada localidade e determinado prazo, quer dizer que você analisou as suas opções e sabe o que está fazendo.

Quando você erra na escolha de parcerias logísticas

Ao errar na escolha dos seus parceiros logísticos você forma uma bola de neve de erros. Primeiro você deixa de oferecer diversidade de tipos de entrega, isso torna mais caro o frete para o cliente e, finalmente, o alto valor do frete faz com que você perca vendas.

Quando você não trabalha a quantidade suficiente de parceiros logísticos ou não escolhe bem essa parceria, você não tem opções qualificadas de entrega e assim, encarece o frete para suprir os seus gastos e falhas com logística.

Quando você não cria campanhas com o frete

Encarecer o frete além de desnecessário é uma forma de espantar os clientes. Claro que você precisa cobrir os custos com a logística, mas é possível obter esse valor na conversão de clientes. Ou seja, não diretamente no valor do frete. Para isso, você pode criar campanhas utilizando o processo de entrega. Por exemplo:

  • Entrega instantânea ou com curto prazo para moradores da regiões;
  • Frete grátis para produtos, valores ou cidades específicas;
  • Cupons de desconto apenas no frete.

Uma logística inteligente para você impulsionar as suas vendas

A logística ideal para o seu e-commerce depende do quanto o seu público-alvo costuma estar disposto a pagar e quanto tempo ele costuma aceitar esperar por seu produto ou serviço. Além disso, a qualidade do serviço de entrega deve ser tão fantástica quanto o processo de compra. Fatores como esses deixam a sua oferta como um todo muito mais atraente para os compradores.

Mas, para isso, aposte em uma logística inteligente. Ela garante automação de determinadas fases críticas do processo de entrega, além disso, assegura o sucesso da experiência.

Claro que conseguir isso pode ser muito difícil. Então, você deve contar com quem é referência no mercado. O DATAFRETE é um TMS Embarcador totalmente e especificamente desenvolvido para ajudar embarcadores na gestão logística inteligente de fretes.

Em parceria com a empresa, você passa a conquistar clientes através de soluções como simulação de frete, gestão de despacho, bem como rastreamento de entregas, auditoria de faturas e muito mais!

Acesse o link e conte com uma ajuda especializada para se livrar das terríveis consequências do alto valor do frete e aproveitar os benefícios de estratégias de frete eficientes.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress