Logística

Logística 4.0: novos recursos tecnológicos para otimização

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

A logística 4.0 é a utilização de novos recursos tecnológicos de automação para otimização de todo o processo de armazenamento e transporte de produtos, a fim de levar melhorias e agilidade para diversos âmbitos da cadeia de produção.

Esse conceito engloba outros como cloud computing, inteligência artificial e Big Data. Essas e outras tecnologias operam como elementos de transformação para criar um novo jeito de implementar e desenvolver a logística na sua empresa para que ela aumente a sua competitividade no mercado.

Certamente isso é algo que você busca, certo? Então acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo que você precisa saber sobre esse assunto de grande impacto para o seu negócio. Confira!

  • O que significa logística 4.0?
  • Quais são as principais tecnologias da logística 4.0?
  • Quais as diferenças entre a logística tradicional e a logística 4.0?
  • Como essa nova logística pode impactar o seu negócio?

O que significa logística 4.0?

A logística 4.0 é fruto da indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial. Sendo assim, é preciso entender essa última para compreender o significado e a importância da nova forma de fazer logística.

A indústria 4.0 é a automação completa das fábricas através de recursos e sistemas ciberfísicos responsáveis pelo diagnóstico, pela configuração e pela otimização de processos industriais.

Na prática, o que você vê são indústrias mais precisas, competentes e personalizadas. Elas são focadas na quantidade e na demanda, o que impacta diretamente em quando e de que forma os produtos chegam até o cliente.

É aí que a logística 4.0 entra. Uma vez que a indústria evoluiu, nada mais adequado do que a evolução combinada da logística também. Em outras palavras, os avanços na indústria provocaram o investimento em tecnologia e a atualização na logística para que ela se torne mais eficiente e cumpra com as necessidades de aquisição, transporte, armazenamento, embalamento, distribuição e entrega.

Então, basicamente, a logística 4.0 é uma nova e melhorada fase do que um dia foi a logística tradicional. Ela agora utiliza processos inovadores para que sua empresa possa crescer, por isso, ela se expressa altamente conectada, muito mais veloz, muito mais eficaz, mais informativa e, definitivamente, mais capaz de reduzir custos.

Quais são as principais tecnologias da logística 4.0?

As tecnologias da logística 4.0 atuam como soluções que costumam ser utilizadas nesse setor. Entre as principais, podemos citar:

Inteligência Artificial (IA)

Essa é uma tecnologia que possibilita a automatização da tomada de decisões da máquina durante processos importantes do setor logístico. Com essa análise inteligente de dados é possível prever comportamentos, antecipar prováveis problemas e, consequentemente, garantir mais agilidade e menos erros nas atividades.

Cloud Computing

Também conhecidos como Computação em Nuvem, os serviços de Cloud Computing se caracterizam pela virtualização dos dados. Na logística 4.0 isso funciona como um facilitador do gerenciamento de informações, otimizando a coleta, o armazenamento e a disponibilização desses dados de forma muito mais ágil e segura.

Big Data

A Big Data permite uma visão mais estratégica de tudo que envolve a cadeia produtiva. Por isso, essa tecnologia se torna fundamental para lidar com a alta quantidade de informações e dados importantes que não podem ser negligenciados no setor logístico.

Digital Twin

Digital Twin funciona como um versão gêmea digital de um produto. Ao criar essa espécie de protótipo, fica mais fácil tomar decisões sobre a melhor logística ou o melhor espaço e tudo o mais que abrange um planejamento logístico.

Agora que você conhece as principais tecnologias, no próximo tópico você já pode visualizar melhor o que difere a antiga e a atual logística. Continue a leitura!

Quais as diferenças entre a logística tradicional e a logística 4.0?

A logística tradicional e a logística 4.0 abrigam diferenças que ajudam a entender melhor porque a evolução desse setor é tão bem vinda.

A primeira grande diferença fala sobre o estoque. Enquanto a logística tradicional tende a fazer acúmulo de estoque, a versão 4.0 prioriza estoques otimizados, assim, acumulando estoques apenas com o intuito de ter produtos disponíveis para determinada demanda. Isso evita riscos de sobra e de falta de itens.

A versão 4.0 é uma logística 100% integrada. A prova disso é que ela conta com centros de distribuições mais inteligentes e dinâmicos porque são modernos, com total conectividade, informações em tempo real e online. Enquanto isso, a logística tradicional tem apenas centros de distribuições obsoletos e offline.

Além disso, a logística tradicional comumente precisa lidar com grandes perdas de inventário, pouco ou nenhum know-how e erros operacionais por conta das entregas no transporte e no carregamento.

Em contrapartida, a logística 4.0, como já mencionado, age com base na integração da cadeia de suprimentos com outros serviços do seu negócio.

Mas como exatamente tudo isso tem influência na sua empresa? É o que você vai ver a seguir!

Como essa nova logística pode impactar o seu negócio?

O impacto da modernização da logística é gigantesco, afinal, toda a operação está diretamente relacionada à simplicidade de comunicação e ao avanço tecnológico em meio aos processos.

É ela que vai possibilitar que a sua empresa tenha mais organização e mais transparência para quem contrata os seus serviços e/ou produtos, bem como será possível facilitar substancialmente as operações logísticas.

Na prática, você poderá contar com uma maior integração entre todos os colaboradores, otimização dos espaços para armazenagem, redução de custos com processos logísticos e redução de burocracia dos processos, o que garante mais produtividade.

A sua empresa também terá destaque no que se refere à competitividade no mercado. Isso porque você poderá oferecer prazos de entrega menores e aumentar a taxa de satisfação dos seus clientes com isso.

Além de tudo isso, essa nova logística permite que você trabalhe com roteirização dos trajetos, aproveitamento das frotas e visualização integrada do processo logístico. Interessado em usufruir dessas vantagens da logística 4.0? Então acesse o link e dê o primeiro passo para adotar tecnologias de ponta em seu negócio!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress