Logística

Saiba tudo sobre os Centros de Distribuição!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Ao falar sobre logística, pedidos e entregas é imprescindível falar de centros de distribuição. Como se sabe, esses centros têm um papel logístico fundamental e o nível de organização desses pontos influencia diretamente na qualidade de qualquer entrega.

Por isso, gestores e organizadores logísticos precisam planejar procedimentos logísticos pautando-se na importância que esses centros têm.

Afinal, muitos fatores dentro deles determinam como o seu cliente verá o seu negócio e consequentemente se voltarão a comprar ou não na sua empresa.

Não é difícil de entender o porquê: em um mundo cada vez mais digitalizado e imediatista, principalmente considerando que tempo é dinheiro, quanto melhor estiver seu processo logístico, mais interessado o seu cliente ficará.

Pensando em tratar justamente sobre os diferenciais que podem permear um centro de distribuição, esse artigo irá explicar tudo o que você precisa saber sobre eles.

Por isso, não deixe de conferí-lo! Boa leitura!

O que é um centro de distribuição?

Os centros de distribuição (CD) funcionam como base para os processos logísticos. É neles que os produtos e mercadorias ficam alocados até que um pedido seja solicitado.

Quando um pedido ocorre esse centro de distribuição precisa ter uma boa operacionalização para efetivar bons resultados para a empresa.

Tudo isso faz parte de uma gestão eficiente e que saiba que um CD pode ser o diferencial de uma empresa que trabalhe com planejamento e com agilidade.

Nos centros de distribuição, além da armazenagem de estoque é possível ter transportes como vans e caminhões prontos para realizar as entregas. Normalmente, o centro de distribuição é pensado geoestrategicamente, de maneira que sua posição seja vantajosa para acelerar as entregas.

Por conta disso, é muito comum que centros de distribuição estejam posicionados em vias de fácil acesso à maioria das partes da cidade e região, bem como rodovias.

Quais as vantagens de ter um centro de distribuição bem gerido?

O centro de distribuição é responsável pela armazenagem de produtos, assim como a expedição dos mesmos e por isso ele oferece algumas vantagens como:

Possibilidade de entregas rápidas

Por ter sua localização geoestratégica, o centro de distribuição consegue entregar em menor tempo um material que precisaria sair da loja, aguardar pelo transporte para que então se direcione ao comprador.

Como resultado, marcas que detêm centro de distribuição ou trabalham com esse espaço de alto nível organizacional têm grandes chances de serem conhecidas pela velocidade nas entregas.

Centralização de estoque

Além do destaque em otimizar o envio de pedidos e a satisfação do cliente, os centros de distribuição funcionam como um grande armazém de produtos.

Essa qualidade garante que a gestão de estoque seja melhor visto que é possível controlar mais facilmente quais, quantos e onde estão os itens de uma empresa.

Redução de custos

A centralização de serviços, produtos e envios diminui consideravelmente os gastos de uma empresa. Aspectos como transporte, combustíveis, funcionários, diminuição de problemas com estoque e também economia com aluguéis tornam-se uma quantia expressiva ao final do mês.

Controle eficiente sobre os processos

O processo de logística envolve muitos fatores e detalhes que são necessários ter atenção. Como o CD focaliza as demandas, produtos e também os envios em um só lugar, fica mais fácil conduzir e controlar cada um deles.

Esse controle vem acompanhado de uma gestão mais assertiva e também de uma otimização na logística.

De que maneira a existência de CD influencia nas vendas?

Ao falar sobre vendas, é importante pensar em cada uma de suas etapas: início de um pedido, faturamento, expedição e entrega final da mercadoria.

Cada uma delas compõe o nível de satisfação de um cliente e como é possível perceber, o processo logístico é responsável por duas partes da venda: a expedição e a entrega.

Por isso, tudo o que está relacionado a esse processo vai determinar boa parte da visão que o seu cliente terá da sua compra e da sua marca, o que aumenta a importância desses passos.

Muitas pessoas optam por serviços mais eficientes e entregas rápidas mesmo que com custos mais altos, o que ficou evidente inclusive com a ascensão do e-commerce. Por essa razão, empresas que otimizam os processos logísticos têm a chance de passar na frente das concorrentes.

Os centros de distribuição também são excelentes para organizar grandes estoques e possibilitar preços mais atrativos para os clientes. Em datas específicas do ano, como feriados e festas tradicionais, deve-se abastecer os centros para suprir a demanda.

Sem os CD’s seria necessário pagar mais caro por uma menor quantidade de produtos para armazenar ou até mesmo por um local para armazenar os itens até que as vendas fossem feitas.

Conte com o DATAFRETE para modernizar os seus processos logísticos!

Pensando nessa oportunidade das empresas se diferenciarem com otimização dos serviços de entrega, o centro de distribuição, que é onde inicia a etapa de expedição de um pedido, precisa ser repensado.

Para otimizá-lo é importante ter uma gestão adequada exercida através de softwares e avanços tecnológicos que fomentem o controle dos procedimentos dentro do mesmo.

E nesse sentido, o DATAFRETE surge como uma ótima solução para quem quer e precisa avançar tecnologicamente e desenvolver os próprios serviços logísticos!

Mas de que forma isso acontece?

Bem, o DATAFRETE é um sistema especializado no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes e logística de embarcadores. Algumas de suas tarefas é realizar a integração de e-commerces e indústrias com transportadoras.

Como resultado, há a facilitação dos processos de gestão dos transportes e monitoramento das entregas. Além disso, nossas principais soluções envolvem simulador de frete, gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de faturas, ferramentas de Business Intelligence (BI). Por fim, serviços de consultoria logística.

Desse modo, o sistema trabalha para entregar a melhor gestão da logística, atrelada à redução de custos e melhora na visibilidade das entregas.

Todos esses aspectos podem ser utilizados de maneira inteligente no seu centro de distribuição. O que melhorará a sua reputação e aumentará as suas vendas através da conquista do cliente.

Por isso, se após conferir as vantagens do CD e também do sistema DATAFRETE, aposto que você já entendeu como juntos eles podem fazer um grande diferencial para a sua empresa. Então visite o nosso site e conheça o software DATAFRETE!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress