E-commerce

Black Friday 2023: por que planejar suas ações para a data com antecedência?

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Febre do e-commerce e segunda maior data em relação ao volume de vendas no país, a Black Friday merece atenção redobrada quando o assunto é logística. Isso porque o alto fluxo de vendas sazonais exige um alto controle de processos para que a indústria produza o necessário para o seu e-commerce e a logística garanta a entrega nos prazos acordados.

A data é, também, uma excelente oportunidade para alavancar as vendas e atrair novos clientes. Neste blogpost, discutiremos a importância da automação logística para as empresas que participam da Black Friday no e-commerce, destacando como a preparação adequada pode fazer a diferença durante esse período de grande demanda. Confira!

O que esperar da Black Friday?

A Black Friday é um fenômeno global que ganhou força nas últimas décadas. Nos últimos anos, estudos apontam que as vendas ficaram abaixo do esperado, mas, ainda assim, representaram um montante considerável para o varejo digital brasileiro. Estima-se que o faturamento total foi de R$ 6 bilhões e que o ticket médio das vendas foi de R$ 618,00.

Assim, com base nesses dados pode-se prever que em 2023 a data deve novamente movimentar o comércio, incluindo o e-commerce. Pesquisas já realizadas pelo Google apontam um crescimento na intenção de compra durante esse dia, com reforço para setores como o de vestuário.

O que vale agora, no entanto, é o preparo para garantir o engajamento do consumidor com a sua marca e uma operação eficiente na data, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro. Na semana da Black Friday muitas empresas ativam descontos e promoções especiais, estendendo as vendas. Veja, a seguir, algumas vantagens de planejar desde já suas ações.

Planejamento antecipado: a chave para o sucesso

O planejamento antecipado é fundamental para o sucesso das vendas durante a Black Friday. Sem um bom levantamento do faturamento do ano anterior, pesquisas de mercado e estruturação de ativações de marca e promoções, ocorrem problemas como falta de produtos no estoque, atrasos nas entregas e, consequentemente, insatisfação dos clientes.

O planejamento da Black Friday deve incluir ainda a projeção de contratação temporária de mão de obra, a revisão dos processos logísticos e a identificação de gargalos potenciais. Outros fatores envolvem a escolha dos melhores transportadores para cumprir prazos de entregas e a estrutura tecnológica, com a adesão aos meios de pagamento mais em alta, como o Pix.

Uma das maneiras mais eficazes de enfrentar o aumento da demanda na Black Friday é através da automação logística. A tecnologia pode ser uma grande aliada para otimizar os processos de armazenagem, separação e envio de produtos. Sistemas que proporcionam o acompanhamento das entregas podem reduzir erros operacionais e aumentar a eficiência geral do fluxo de trabalho logístico.

Logística eficiente: por que planejar agora

Atrasos nas entregas, produtos danificados ou extraviados podem afetar a experiência de compra, levando a reclamações e, em casos extremos, à perda de clientes. Portanto, investir na automação logística e no planejamento antecipado é um investimento para melhorar a experiência do cliente.

Projetar essas melhorias agora facilita, por exemplo, a escolha do melhor TMS para o seu negócio e uma implantação eficiente, com testes e adequações à sua empresa. Também garante o treinamento prévio das equipes, o levantamento de dados para a melhoria contínua e a gestão de custos, com auditorias mais eficientes de fretes.

Essa antecipação também garante à empresa criar, com a Black Friday mais próxima, estratégias de guerrilha para operacionalizar as ações: testagem do sistema de logística quando há alta demanda, eficiência do suporte e integração com o seu e-commerce e com os melhores embarcadores do mercado.

Se você ainda não está planejando suas ações para a Black Friday 2023, considere começar olhando para a sua operação. Com a antecipação de melhorias, a chance de vendas mais assertivas e em alto volume será muito maior.

Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio nesse processo.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress