• 2 de Setembro, 3383
    Blumenau SC

Como a Indústria deve se preparar para a Black Friday

4 de novembro 2021 | Seja o primeiro a comentar.

Os três últimos meses do ano são os mais corridos para as vendas, afinal, uma chuva de feriados e datas comemorativas surgem! Nesse cenário, no mês de novembro, existe o maior evento do ano para o varejo e indústria: a Black Friday e você deve saber como se preparar!

Esse evento é esperado por milhões de consumidores que buscam comprar com os preços mais baixos do ano e, para 2021, as expectativas são grandes.

De acordo com estudo da Méliuz, mais de 70% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday.

Sem dúvidas, o aumento da demanda decorrente da Black Friday é sempre um desafio para as empresas.

Afinal, é difícil prever com 100% de certeza sobre os resultados dessa liquidação anual.

Mas e aí, como fica a indústria no meio disso tudo?

Bem, ela está totalmente relacionada ao evento, visto que essas empresas são responsáveis por fabricar os produtos que estarão disponíveis nos pontos de venda.

Por isso, é de suma importância que a indústria consiga acompanhar a dinâmica da Black Friday, para assim, ter um excelente resultado.

Nesse artigo, separamos para você dicas valiosas de como a indústria pode se preparar para aproveitar esse momento de maximização de vendas!

Acompanhe a leitura!

Como surgiu a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, ocorrendo sempre após o período de Ação de Graças (Thanksgiving Day).

O objetivo da Black Friday era esvaziar os estoques “velhos” para as novidades do Natal.

Esse termo ganhou notoriedade na Filadélfia, no final da década de 60, sendo bastante utilizado pela polícia, por um motivo bastante curioso.

Tendo em vista o feriado prolongado, vários comerciantes saíam nas ruas em seus carros e a pé para aproveitar o movimento e conseguir aumentar as vendas.

Então, quando a polícia local se deparava com aquele caos no trânsito e nas ruas, resolveram apelidar o dia de “Black Friday”.

Entretanto, com o passar dos anos, os lojistas conseguiram transformar este termo em uma forma positiva, associando ao período em que voltavam a ter lucro.

Aqui no Brasil, a Black Friday teve a sua primeira edição em 2010, seguindo o modelo americano, com ocorrência na última sexta-feira de novembro.

Qual a relação entre Black Friday e as indústrias e como se preparar?

Quando o assunto é pico de demanda por produtos, a Black Friday consegue se igualar a datas comemorativas como dia das mães, natal ou páscoa.

Isso porque, tanto no Brasil quanto no mundo, o varejo incentiva o consumo no período da Black Friday, visto as liquidações ofertadas.

Por isso, é comum ocorrer a sobrecarga da ponta da cadeia de suprimentos da indústria.

Ou seja, as indústrias, tendo uma forte relação mercadológica com o consumidor final, recebe, diretamente, os impactos da Black Friday.

De acordo com o levantamento da Neotrust/Compre&Confie, o dia da Black Friday contabilizou R$ 3,86 bilhões de faturamento total, 5,34 milhões de pedidos e ticket médio de R$ 723,37.

As expectativas para esse ano também são altas e, nessa realidade, é necessário um bom planejamento de produção para conseguir atender toda a demanda da Black Friday.

Então, se você quer adaptar a sua indústria para atender a esse período de grande volume de vendas, leia as 6 dicas abaixo que separamos:

1. Tenha uma boa gestão de estoque

Um dos pontos principais para dar conta da Black Friday é conseguir ter uma gestão de excelência da cadeia de suprimentos.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2021, 70% das empresas tinham dificuldades em obter 7 tipos de insumos.

Consequentemente, houveram dificuldades na produção.

Agora, imagine isso em meio a um pico de demanda? Não ter matéria-prima para suprir em tempo hábil é uma grande dor de cabeça.

Por isso, o planejamento, o controle e o gerenciamento de estoque são fundamentais para a indústria nos períodos de alta, como a Black Friday. 

Por outro lado, ainda há negócios que se precipitam e criam um excesso de estoque, investindo altos valores em algo que não trará retornos imediatos.

A verdade é que o estoque deve ser visto como um “banco de valores”, onde o seu patrimônio são os produtos e não uma moeda.

Por isso que uma gestão de estoque eficiente traz equilíbrio às compras e na produção, nem mais e nem menos do que você irá vender.

2. Para se preparar para o Black Friday, dê atenção ao seu time

E não são só os suprimentos e estoque que você deve gerenciar para ter um melhor aproveitamento na Black Friday.

As pessoas são um ponto crucial nessa época! Por isso, um elemento super importante é o RH.

Não basta ter maquinário e material se não existir pessoal suficiente para lidar com toda a cadeia de produção e logística.

Então, pensando no crescimento do quadro de funcionários, consequentemente, mais trabalho haverá para a equipe de recursos humanos.

Por isso, é válido pensar em estratégias para melhorar o desempenho do RH, pois esse time é responsável por toda a administração pessoal da empresa.

3. Utilize o PCP e o MRP

Independente da época, ter um bom Planejamento e Controle da Produção (PCP) é de suma importância para qualquer empresa.

O PCP tem como objetivo cumprir 4 seguintes funções:

  • A programação a produção (Quando fazer)
  • O carregamento de máquinas e postos de trabalho (Quando e onde fazer)
  • O sequenciamento e priorização da produção (Em que ordem fazer)
  • O monitoramento da produção (A execução está seguindo o plano?)

Não somente, o planejamento das necessidades de materiais (MRP) também deve ser desenvolvido.

Com ele, é possível saber o quê, quando e quanto comprar de materiais para a produção dos seus produtos. 

4. Reduza custos e aumente os lucros com o Just in Time

O sistema Just in Time (JIT) busca otimizar os processos de produção, sendo uma excelente opção para o período de Black Friday.

Isso porque, o JIT oferece para a indústria alternativas que reduzem os custos de produção e aumentam os lucros.

Basicamente, no JIT, as operações e as execuções ocorrem de acordo com o nível de demanda.

Bem, ainda existem empresas que têm dificuldade em aplicar esse conceito.

Por isso, o apoio dos softwares de engenharia de produção e uma equipe bem preparada são fundamentais.

5. Aproveite os benefícios da tecnologia na indústria

Por fim e não menos importante, busque sempre ferramentas tecnológicas para auxiliar a sua empresa na execução de tarefas e na tomada de decisões.

Hoje, existe software para tudo o que você imaginar e um dos mais importantes para conseguir se preparar para a Black Friday é o enterprise resource planning (ERP).

Através do ERP, é possível ter um melhor controle da produção, identificar e corrigir problemas de máquinas e seus colaboradores, obter relatórios, e muito mais!

Ei, você sabia que é possível ter um software completão para te ajudar na gestão logística da sua indústria?

Conheça a solução da DataFrete! O TMS Datafrete melhora a qualidade, reduz seus custos com frete e aumenta a produtividade do processo de distribuição.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x