E-commerce

A importância de cumprir os prazos de entrega no e-commerce

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Oferecer uma experiência de excelência para os clientes deve ser a prioridade do e-commerce, afinal, com tanta concorrência, é fundamental se destacar. Para isso, é necessário trabalhar alguns aspectos importantes, entre eles os prazos de entrega no e-commerce.

Quando as pessoas adquirem um produto pela internet, a euforia para receber é grande!

E se você não deseja transformar esse momento único em uma frustração, ou até mesmo em um processo judicial, sempre cumpra os prazos de entrega.

Bem, com tantos pedidos, manter o envio de todas as mercadorias sempre dentro do prazo pode ser uma tarefa bastante complexa.

Nessas horas, somente a santa tecnologia para dar aquela força na gestão!

Com ela, é possível programar, de maneira facilitada, a entrega das remessas, gerenciar os níveis de estoque e compartilhar informações com os clientes.

Ficou curioso para entender melhor sobre a importância do cumprimento de prazos e como fazer isso?

Então, continue a leitura desse artigo!

Por que cumprir o prazo de entrega no e-commerce?

No comércio eletrônico, a experiência do cliente se destoa totalmente da experiência no PDV, afinal, no e-commerce, o cliente não tem contato com o produto.

Essa característica por si só causa uma certa ansiedade no cliente, visto a curiosidade e vontade de conhecer o que foi adquirido na loja.

E não há nada de errado nisso! Quem não fica ansioso para receber um pacote?

Por isso, é fundamental que a operação de transportes funcione bem, para satisfazer os anseios dos clientes.

Então, quando a mercadoria é entregue dentro do prazo ou, até mesmo, antes, é possível agregar qualidade à compra do cliente.

Inclusive, muitos clientes endeusam lojas que oferecem entrega rápida, criando uma boa imagem para outras pessoas!

Eles se tornam os famosos “advogados da marca”.

O que é preciso para cumprir prazos de entrega?

Entregar no prazo não ocorre em um passo de mágica, é necessário cuidar de um complexo processo logístico.

Nesse cenário, existem outras atividades que envolvem a distribuição de mercadorias que são fundamentais para que ela chegue no prazo na casa do cliente, entre elas: 

  • Aquisição de mercadorias;
  • Armazenagem de produtos;
  • Controle do estoque;
  • Utilização de centros de distribuição;

Lembrando que cada etapa dessas deve ser executada dentro dos prazos, pois, somente dessa forma, você não terá atrasos na entrega para o cliente.

Impulsionamento nas conversões com o cumprimento nos prazos

No e-commerce, o serviço de entrega é um ponto crucial no momento de decisão de compra.

Se a loja A oferece uma entrega em 10 dias e a loja B oferece 3 dias, com certeza o cliente decidirá comprar na loja com menor prazo, certo?

Além disso, quando o cliente tem uma má experiência no e-commerce com atraso, ele pensará duas vezes antes de comprar com você de novo!

Por outro lado, se a sua entrega for ágil e cumprir o prazo, a sua empresa será bem vista na internet e se tornará uma das primeiras opções do público.

E é claro, manterá a fidelidade dos clientes usuais da sua empresa.

A entrega expressa e a decisão do cliente

Clientes diferentes necessitam de soluções distintas, certo?

Por isso, é necessário reconhecer quais são essas necessidades diferenciadas para proporcionar a melhor opção para eles.

Hoje, um dos pontos de grande vantagem para o e-commerce é oferecer a entrega expressa.

Nessa modalidade, o cliente poderá receber a mercadoria até no mesmo dia, após a confirmação de pagamento.

Obviamente, quem oferece esse tipo de serviço, estará à frente na corrida decisória do cliente!

Mas é preciso tomar alguns cuidados: nunca prometa o que você não pode cumprir.

Então, monte uma estratégia que contemple as localidades e produtos que são possíveis de entregar na modalidade expressa.

Geralmente, as mercadorias de pequeno porte e pequeno valor e as localidades como grandes centros urbanos, são as mais indicadas para esse tipo de serviço.

Dicas para dar aquele upgrade na entrega no seu e-commerce

Invista em softwares de gestão

Sem dúvidas, utilizar a tecnologia é indispensável quando o assunto é aumento da produtividade e otimização do processo logístico das mercadorias.

Atualmente, existem softwares com diversas funções, tanto de cunho gerencial quanto para otimizar a experiência do cliente.

Então, por exemplo, é possível consultar todas as etapas do envio desde o faturamento até a saída do centro de distribuição.

Monte o seu estoque de acordo com a demanda

Um dos pontos de gargalo que podem gerar atrasos na entrega é a má gestão do estoque.

Quando a empresa não tem o conhecimento correto dos produtos disponíveis, é comum ocorrer a venda do que sequer está disponível.

Essa situação é bastante comum em períodos como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e o Natal, épocas que ocorrem o aumento significativo das vendas.

Outra situação que muitas vezes foge do controle dos lojistas são os preços promocionais e liquidações, momento em que as vendas tendem a aumentar e os estoques não são suficientes para entregar todos os pedidos.

Então para evitar possíveis atrasos, é de suma importância investir em sistemas integrados que suportam a gestão de estoque.

Além disso, para um controle de estoque efetivo, é necessário um planejamento antecipado em períodos sazonais.

Escolha operadores logísticos de confiança 

Por fim, e não menos importante, um fator fundamental para que a mercadoria chegue a tempo a casa do cliente, é necessário saber escolher bem a transportadora.

Não adianta realizar uma gestão 100% correta no armazém e ter atrasos com a transportadora.

Por isso, ao escolher um parceiro, avalie a capacidade de atendimento, o tamanho da frota e a flexibilidade para lidar com imprevistos.

Tenha uma excelente gestão logística de fretes com o DATAFRETE

Agora que você já conhece o impacto de uma boa gestão logística para conseguir cumprir os prazos de entrega no seu e-commerce, está na hora de conhecer parceiros que podem otimizar os resultados!

O DATAFRETE é uma e além disso, uma empresa desenvolvedora de software para gestão de frete embarcador 100% Web, pronta para atender o comércio eletrônico.

A nossa equipe conta com profissionais com larga experiência em tecnologia SAAS, bem como integração com outros aplicativos, tudo isso para oferecer a você o melhor controle de frete!

Nós estamos sempre buscando junto aos nossos clientes melhorias de processos e redução de custos

Acesse o nosso site e conheça mais sobre a solução que pode mudar positivamente o seu processo logístico!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress