• 2 de Setembro, 3383
    Blumenau SC

Como otimizar a gestão de tempo na logística?

5 de janeiro 2022 | Seja o primeiro a comentar.

A gestão do tempo em logística desempenha um papel vital no sucesso da empresa, pois cada vez mais os consumidores exigem qualidade, preço, diferenciação e prazos de entrega.

Além disso, os conceitos inerentes à logística, que como o próprio nome sugere, é garantir que os produtos certos sejam fornecidos na hora certa e com o menor custo possível.

Desse modo, alcançar essa meta é um grande desafio, sem falar do fato de que para interagir com as diferentes áreas da empresa, é preciso mobilizar fornecedores, colaboradores, ajustar processos, investir em tecnologia, ter estrutura e posicionamento estratégico próprios.

No entanto, você ainda pode gerenciar o tempo de forma eficaz e ter um impacto positivo em seus negócios.

A seguir estão algumas dicas para otimizar esses processos:

1. Use tecnologia

No entanto, você ainda pode gerenciar o tempo de forma eficaz e ter um impacto positivo em seus negócios.

Contar com a tecnologia é essencial para otimizar a gestão do tempo no transporte.

2. Equipe de treinamento e autorização

Para lidar bem com a tecnologia, você precisa de pessoal técnico com capacidade para tomar decisões.

Nesse sentido, o investimento em treinamento é fundamental porque pode melhorar a capacidade de execução, a produtividade e o clima organizacional. Contar com a tecnologia é essencial para otimizar a gestão do tempo no transporte.

3. Simplifique o processo

Quanto mais simples for o processo, mais fácil será para a equipe entender e executar.

Portanto, é importante estudar os processos-chave, eliminar quaisquer itens desnecessários e automatizar o máximo possível.

4. Use a plataforma de automação da DataFrete

O trabalho envolvendo profissionais com amplo conhecimento interno do negócio é uma das vantagens mais importantes do seu desenvolvimento.

Portanto, a plataforma logística é uma das novas tendências do mercado, afinal, atende todas as necessidades da indústria para gestão dos fretes.

E todos nós sabemos que este é um processo que requer trabalho analítico e experiência, não é mesmo?

Desse modo, quando a empresa é responsável por isso, você e seus clientes terão mais segurança e o melhor é que o contratante pode acompanhar tudo em tempo real!

Como aplicar melhores práticas de gestão logística?

Você deve ter notado que a gestão logística não é uma tarefa muito simples.

São inúmeros os desafios que exigem conhecimento profissional e alto grau de concentração.

Confira agora dicas sobre as melhores práticas de gestão logística!

  1. Planejamento

Um bom plano é a base de qualquer execução bem-sucedida, assim, uma indústria completa, a logística precisa ser estudada detalhadamente, desde o recebimento dos insumos e da matéria-prima até a distribuição ao cliente final.

  • Gestão de estoque

O estoque é uma importante área de uma empresa, ela é responsável principalmente por controlar a quantidade de itens, gerindo-os para evitar faltas e sobras e equilibrar a demanda com o mínimo de estoque.

  • Monitore os processos

O monitoramento de processos inclui o mapeamento do fluxo das atividades, com o objetivo de detectar falhas e oportunidades de melhorias.

Para a gestão da operação logística, esta é uma estratégia indispensável porque pode medir a eficácia dos métodos de planeamento e trabalho implementados pela empresa.

  • Treine os seus funcionários

O envolvimento da equipe de trabalho é fundamental para colocar em prática todas as ideias e estratégias em cada etapa do planejamento, afinal, são os colaboradores que tornam isso possível.

Ao escolher os profissionais que farão parte da sua empresa, seu objetivo deve ser escolher profissionais que concordam com a cultura da empresa.

Outro ponto importante é o investimento em treinamento e aprimoramento de funcionários.

Conheça o DATAFRETE

O DATAFRETE é um sistema especializado no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes e logística de embarcadores. Nosso sistema integra e-commerces e indústrias com as transportadoras, facilitando os processos de gestão dos transportes e monitoramento das entregas com mais de 20 soluções desenvolvidas ao longo de 8 anos de sistema. Nossas principais soluções são: Simulador de frete, gestão de despacho, rastreamento de entregas, auditoria de fatura, ferramentas de business intelligence (BI) e serviços de consultoria logística. Desenvolvido para entregar a melhor gestão dos fretes, reduzir custos, melhorar a visibilidade das entregas e aumentar suas vendas.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x