Logística

O que é logística de distribuição

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

A distribuição eficiente proporciona a qualidade na entrega de mercadorias para os pontos de comercialização e o cliente final

A logística é uma área que atua nas atividades operacionais de compra, armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias.

Por essa razão, a operação logística estratégica é essencial para o bom funcionamento de uma empresa hoje em dia.

Nessa perspectiva, a logística de distribuição envolve todos os processos de transporte e entrega de produtos, desde a saída da linha de produção até chegarem aos pontos de venda e aos clientes.

Esse ciclo de tarefas realizado pela logística de distribuição exige planejamento e interação entre fornecedores, transportadoras e compradores, com o objetivo de possibilitar que o produto chegue ao consumidor final.

A logística de distribuição eficiente garante agilidade na entrega, maior satisfação do cliente e aumento dos lucros.

Quer saber mais sobre logística de distribuição? Continue a leitura do nosso artigo e aprenda o que é e por que realizar a logística de distribuição em sua empresa.

O que é logística de distribuição

A logística é definida como uma área que se dedica aos processos para a realização da entrega de produtos em local e prazo adequados.

Nesse contexto, são mobilizadas ações de marketing, vendas, administração, recursos humanos, economia, dentre outras áreas voltadas à aquisição, estocagem, transporte, venda e entrega de mercadorias.

Dessa maneira, a logística de distribuição corresponde, como o próprio nome sugere, às atividades de gerenciamento de uma mercadoria desde o momento em que ela sai da fábrica até chegar ao consumidor final.

A logística de distribuição tem como objetivo principal dinamizar a distribuição de mercadorias, tornando-a mais barata, rápida e segura.

Este objetivo, porém, não é alcançado apenas pelo setor de logística da empresa.

Como já falamos, o trabalho logístico é realizado em parceria com outros setores, em especial, o de marketing e vendas, visto que a distribuição é a etapa mais próxima do cliente.

Estes setores são responsáveis por identificar e analisar, por exemplo, as estratégias de comunicação com os clientes, além de entender as suas necessidades.

A logística de distribuição também se dedica à gestão das plataformas de vendas e prestação de serviços, bem como o apoio a estas etapas.

Esse trabalho em conjunto evita problemas, como falta ou excesso de produtos no estoque, além de reduzir o tempo de espera dos clientes pelas mercadorias.

A logística de distribuição também pretende alcançar a cobrança de fretes com preço mais justo, a redução de gastos desnecessários e uma maior agilidade na entrega.

Entenda a importância da logística de distribuição

Após o término da produção, todos os produtos são encaminhados para a distribuição.

O destino das mercadorias costuma variar, o que depende do modelo adotado pelas empresas.

No entanto, independente do destino e das especificidades de cada produto, todas as etapas da distribuição são bem semelhantes.

O bom gerenciamento da distribuição contribui para a entrega de mercadorias na quantidade adequada, considerando fatores como tempo e lugar.

A logística de distribuição permite identificar se a quantidade de produtos produzidos é suficiente para suprir as necessidades dos clientes e evitar problemas de estoque vazio ou superlotado.

O monitoramento da distribuição das mercadorias reduz o desperdício de mercadorias, os custos desnecessários com combustível e mão-de-obra.

Além disso, a gestão da distribuição de produtos reduz o prazo de entrega para o cliente final, o que acarreta na maior satisfação dos consumidores e aumento dos lucros.

As fases da logística de distribuição

A gestão da logística de distribuição é composta por cinco etapas essenciais, que envolvem práticas operacionais, de vendas e relacionamento com fornecedores e clientes.

Gestão de transporte

Nesta fase, o gestor de logística deve decidir qual modal melhor se adequa ao tipo de produto e se a carga será transportada através de frota própria ou terceirizada.

O tipo de transporte escolhido é fundamental para a determinação do valor do frete.

Verificação e expedição da mercadoria

Fase na qual precisa ser feita a checagem da mercadoria, a fim de se conferir o tipo do produto, bem como o seu destino e quantidade.

Esse processo de conferência e verificação viabiliza que o cliente receba o produto que pediu, evitando-se problemas com trocas e reclamações.

Controle de frete

O controle de frete diz respeito aos processos de pesquisa e cálculo do valor do frete, com o propósito de cobrar o valor justo para o cliente.

O controle de frete tem a função de fazer com que o produto chegue em perfeito estado ao seu destino.

Para isso, é necessário realizar o monitoramento da frota, escolha dos meios de transportes adequados, a verificação se o tamanho das cargas está adequado aos veículos, dentre outras ações.

Análise de desempenho

O estudo dos indicadores de desempenho possibilita ao gestor identificar as principais falhas ocorridas no processo de distribuição da mercadoria, o que direciona a tomada de decisões para sanar os problemas operacionais.

Roteirização

A última fase, mas não menos importante, é a rota para a realização da entrega ao cliente final e/ou pontos de comercialização do produto.

Devem ser traçadas, com o auxílio da tecnologia, as melhores rotas para que as mercadorias sejam distribuídas de maneira ágil e eficiente.

Como realizar uma logística de distribuição bem-sucedida

Investimento em sistemas de gestão

A automatização dos processos proporciona o melhor acompanhamento de todas as etapas da distribuição, otimizando o trabalho dos colaboradores envolvidos nas operações logísticas.

Planejamento prévio do estoque

O bom controle e planejamento do estoque asseguram que não falte mercadoria para a venda e distribuição.

Vale lembrar que as mercadorias que são mais vendidas nunca devem faltar no estoque, assim como as que têm pouca procura não devem ficar estocadas.

Conhecer e gerenciar o estoque é crucial para a realização da logística de distribuição eficiente.

Tecnologia na logística de distribuição

A tecnologia hoje é uma realidade no dia a dia das empresas e deve ser utilizada na distribuição para ações como monitoramento de mercadorias em tempo real, gestão de frete, atendimento ao cliente, controle de processos e gerenciamento de estoque.

A logística de distribuição é um processo fundamental para a trajetória de uma empresa, sobretudo, no atual contexto de alta competitividade e ascensão do e-commerce. Agora que você aprendeu o que é e por que é importante realizar a logística de distribuição, entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços de apoio logístico.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress