Logística

Quais os principais desafios da logística

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

A logística é um processo essencial para otimizar o sistema das empresas, como planejar, controlar as finanças, a produção, armazenar as matérias-primas e transportar os produtos.

Assim, já é possível perceber o quanto a logística é importante para a infraestrutura do negócio e é um ponto que requer a nossa atenção.

Uma logística eficiente é capaz de maximizar o retorno financeiro das empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Isso acontece porque a distribuição eficaz de materiais interfere positivamente na cadeia de suprimentos e consequentemente na operação e lucro da instituição.

Embora a teoria seja dessa forma, o procedimento para colocar isso em prática não é tão simples.

A logística no Brasil enfrenta muitos problemas no que diz respeito ao transporte de cargas.

Entretanto, é possível identificar uma mudança nessas estratégias de transporte e o impacto na redução de riscos e do aumento de bons resultados.

Neste artigo você vai conferir quais são os principais desafios da logística no país e como tentar contornar essa situação! Acompanhe a leitura!

O que é logística?

A logística é um campo que tem associação com o transporte de materiais e é uma área tão complexa que pode comprometer toda a cadeia produtiva, incluindo o estoque e a distribuição de produtos.

Esse ramo favorece uma relação entre todos os setores de uma empresa e garante que tenha as menores despesas possíveis.

Quando a logística é eficiente, o empreendedor consegue otimizar o seu lucro, já que o tempo de todo o processo e os custos são reduzidos.

Mas as dificuldades começam a surgir ao analisarmos o território brasileiro. O nosso país tem uma extensão vasta, que pode complicar o transporte.

Dessa forma, é necessário adotar algumas medidas para que esses problemas sejam minimizados.

Principais desafios da logística

Apesar da logística em outros países estar avançando cada vez mais, essa ainda não é uma realidade no Brasil.

Algumas das principais barreiras encontradas pelas instituições que precisam movimentar cargas são o desempenho no transporte, tecnologia defasada, segurança e uma má gestão de dados.

Infraestrutura das estradas

A falta de infraestrutura das estradas é um dos problemas mais recorrentes que implicam na condução de cargas.

O sistema de transporte mais utilizado no Brasil é o rodoviário, que provoca custos altos, atrasos e acidentes por conta dos longos percursos.

Então, os motivos desses contratempos variam entre o aumento dos congestionamentos e a dependência por um único meio de locomoção.

Para ajudar a contornar essa situação, aposte em sistemas de rotas, pois dessa forma você consegue ter acesso aos melhores trajetos, reduzindo as despesas e as chances de acidentes.

Inove e não dependa única e exclusivamente do sistema rodoviário. Tente descentralizar o serviço e utilize dos grupos aéreos e aquaviários!

Segurança

Um bom resultado do processo de logística também inclui a entrega do produto no destino final em segurança.

Porém, o aumento da criminalidade no país é um dos grandes obstáculos, tornando o roubo de cargas um problema frequente.

Esse transtorno implica em um enorme prejuízo financeiro para os empreendedores e acaba afetando toda a cadeia de suprimentos.

Apesar da empresa não conseguir ter muito controle sobre isso, é possível acrescentar medidas que minimizem os riscos.

A falta de monitoramento da frota pode ser uma oportunidade para criminosos, então aposte em ferramentas de geolocalização para encontrar o veículo em qualquer área.

Além disso, não carregue os caminhões com excesso de mercadorias para evitar acidentes e também diminuir o prejuízo, caso seja vítima de roubos.

Tecnologia defasada

O objetivo da tecnologia na logística é facilitar e otimizar os processos, mas mesmo com a evolução tecnológica, o ramo ainda necessita de recursos automatizados mais eficientes.

Poucas empresas no Brasil têm sistemas mais robustos, ainda utilizando muitos processos manuais para realizar o serviço.

A tecnologia “conversa” muito com o problema da segurança e da infraestrutura das estradas, devido ao uso de equipamentos de geolocalização.

Assim, o rastreamento é útil para monitorar as cargas, a equipe de funcionários e alterar rotas, evitando enfrentar engarrafamentos e facilitando a mudança da ordem das entregas.

Ademais, os armazéns podem ser automatizados para separar, conferir os materiais e avaliar o tempo de prateleira das mercadorias.

Os aplicativos também são opções atuais, que favorecem o acesso ao sistema e informações independentemente do local que o funcionário esteja, tornando a comunicação muito mais rápida.

No entanto, há uma resistência em modificar essas estratégias de operação pela insegurança em testar algo novo, ineficiência e a falta de capacitação da equipe.

Mas é importante lembrar que a tecnologia chega para facilitar, evitam mais processos manuais e repetitivos e diminuem a probabilidade de erros.

Então invista em tecnologia mais avançada, treine os seus funcionários e otimize a logística da sua empresa!

Gestão de informações

Muitas pessoas ainda tentam administrar as informações de um negócio em papéis ou planilhas.

Porém, essas medidas já estão ultrapassadas, pois com o volume de dados que temos hoje, a falta de integrações de sistemas facilmente ocasiona erros.

É aí que entram os softwares de gestão, visto que com eles é possível calcular as despesas, administrar o estoque e monitorar as entregas.

Com o software também é possível integrar sistemas de maneira automática, assim eles podem interagir entre si de forma imediata.

Contudo, esses pontos reduzem drasticamente os erros e as atividades manuais, além de facilitar a avaliação de dados e aprimorar os processos logísticos.

Mas por incrível que pareça, várias empresas ainda não utilizam os softwares ou não aproveitam devidamente as suas funções.

Você já conhece o TMS DATAFRETE? Este é um software encarregado de cuidar de todo a gestão dos documentos de frete.

Com o TMS DATAFRETE é possível ter essas e outras vantagens, como a organização da operação, integração de processos e controle do frete.

Ainda apresenta diversas possibilidades que auxiliam na melhoria de alguns desafios da logística, como a segurança, tecnologia, gestão e economia!

A ferramenta possibilita o controle de despachos de encomendas e fornece links de rastreamento para que o cliente possa acompanhar toda a entrega.

Por fim, dispõe de indicadores de desempenho para te ajudar a tomar decisões estratégicas mais assertivas para a sua empresa!

Ficou interessado(a)? Confira o site da DATAFRETE, tenha acesso a outros conteúdos sobre negócios e logísticas no nosso blog e entre em contato conosco!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress