Cases

Hiper Têxtil reduz custos de frete em 15% com solução de automação para logística

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Há mais de 20 anos no mercado brasileiro, a Hiper Têxtil tem sede em Brusque (SC) e seu e-commerce conta com mais de 3 mil itens. Além das seis marcas próprias – Panosul, Bene Casa, Tessi, Meu Pet, USE DUE e Estilo & Conforto –, a companhia vende ainda itens nacionais e importados nas linhas de cama, mesa e banho, tapeçarias, casa e decoração, utilidades, linha bebê e limpeza.

Com mais de 10 mil pedidos mensais, a empresa tinha dificuldades de acompanhar a logística e garantir o melhor custo-benefício de frete para o consumidor.

Necessidades da empresa

O crescimento expressivo em um curto espaço de tempo trouxe alguns desafios para a gestão e a rotina da operação de distribuição da Hiper Têxtil, com impacto significativo na experiência de compra de seus clientes.

Os principais problemas identificados foram em relação ao rastreio dos pedidos e notificação desses eventos aos clientes, identificação de extravio das mercadorias pelas transportadoras com rapidez para tratativas internas e, assim, resguardar a boa experiência de compra e entrega do cliente.

Outro ponto muito relevante para os gestores da empresa era o difícil monitoramento e controle das cobranças indevidas de taxas, serviços não prestados, o próprio cumprimento das tabelas de frete e a visualização dos indicadores de desempenho das transportadoras parceiras.

Soluções implementadas

Para otimizar esse processo, a Hiper Têxtil adotou a plataforma multicanal da DATAFRETE, que garante automação para logística e a gestão de todas as etapas da entrega, da cotação do frete ao rastreio e pós-entrega.

  • Cotação de fretes: integrada ao ERP, otimizando o processo de definição e escolha do melhor frete, de acordo com os parâmetros configurados;
  • Gateway de fretes: integrado a plataforma e-commerce, exibindo as melhores opções de frete e dando suporte à estratégia de marketing;
  • Gestão de entregas: um painel central que unifica as entregas de todas as transportadoras. Proporcionou uma gestão proativa para tratar antecipadamente as ocorrências críticas das mercadorias (extravio, perda, roubo e outras) e pedidos. Reduziu das demandas de SAC, além de facilitar a comunicação com o cliente sobre andamento do pedido e a consulta do status no portal;
  • Gestão financeira: permitiu um processo eficiente e ágil de auditoria dos conhecimentos de transportes e suas faturas de fretes, de forma automática, garantindo o pleno cumprimento das negociações de fretes das transportadoras e integrou os setores de logística e financeiro, automatizando o lançamento do contas a pagar para o ERP;
  • Gestão de desempenho: forneceu os dashboards e indicadores para os gestores e a empresa, como um todo, avaliar o nível de serviço e produtividade de todos seus parceiros e tomar as decisões assertivas e coerentes com os objetivos da companhia, dando suporte a sustentabilidade e rentabilidade do negócio.

Resultados

A partir do uso do sistema integrado da DATAFRETE ao seu ERP, a Hiper Têxtil reduziu em 15% os custos com o frete. Patrick Baroni, sócio e gerente administrativo da companhia, destaca que a rastreabilidade das mercadorias, o fim da cobrança de taxas indevidas e de extravios, bem como o não cumprimento de acordos de tabelas de fretes foram os desafios que a tecnologia ajudou a resolver.

“Todo o setor de logística se transformou com a implantação da solução da DATAFRETE. Hoje temos uma gestão melhor, desde a cotação de frete, acompanhamento junto às transportadoras, até a finalização da entrega. Além disso, agora temos uma gestão do pós-venda junto ao cliente. O nosso consumidor sabe detalhadamente a posição do seu pedido através de comunicações via e-mail e mensagens, com links de rastreio da plataforma”, destaca Patrick.  

Luan Damin, sócio e responsável fiscal e contábil da Hiper Têxtil reforça que a agilidade que a tecnologia trouxe também permite que a tomada de decisão seja baseada em informações confiáveis.

“Além de realizar automaticamente a cotação e sugerir o melhor frete para cada pedido, o sistema também realiza a auditoria automática das faturas e gera relatórios confiáveis, facilitando a escolha dos melhores parceiros logísticos”, diz.

Já na adequação da equipe, antes, três profissionais eram responsáveis por cotar os fretes. Hoje, apenas um cuida desse trabalho, enquanto os demais se dedicam a iniciativas estratégicas, visando a melhoria contínua da relação com o consumidor.

“A nossa solução foi desenvolvida de acordo com a realidade do mercado brasileiro e tem como premissa traduzir a complexidade da logística em uma operação de total controle, com dashboard intuitivo e de fácil visibilidade. É ideal, por exemplo, para indústrias como a Hiper Têxtil,  que ingressam no e-commerce e passam por um processo facilitado de ajuste na distribuição para o canal B2C”, diz Marcel Soccol, sócio-fundador e diretor administrativo da DATAFRETE. Atualmente, cerca de 160 clientes em todo o Brasil são atendidos pela empresa.

Para os executivos da Hiper Têxtil, a agilidade na gestão e o controle da logística se tornaram diferenciais estratégicos. “É uma ferramenta completa que, através dos relatórios, nos auxilia na tomada de decisão”, finaliza Luan.

Assista ao vídeo e conheça o conjunto de soluções que possibilitou a Hiper Têxtil conquistar os seus objetivos.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress