Logística

O uso de ferramentas para gestão de frete embarcador

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Uma gestão de frete eficiente é: entregar o produto no local correto, no menor tempo e custo possível. Este modelo permite uma experiência positiva do lado do cliente final e visa garantir o equilíbrio financeiro do centro de custos de frete.

Para isso ser possível, é necessário investimento em ferramentas e processos bem definidos.

Interessado em melhorar sua gestão de frete? Siga com a leitura!

Importância da gestão de frete aos embarcadores

O transporte é co-responsável por gerar vantagens competitivas, sempre que bem administrado, pois é responsável por uma das maiores despesas da empresa: o frete.

Para os pontos de vendas (comércio, distribuidores e outros) facilita no abastecimento e reposição ágil dos produtos, evitando rupturas e estoques elevados.

Já aos clientes, torna possível a entrega do pedido no prazo negociado com preços competitivos, garantindo uma boa experiência do cliente.

Desafios da gestão de fretes

Vamos apresentar em tópicos para tornar mais ágil o entendimento:

  • Parceiros de transporte: o primeiro desafio é identificar parceiros de transporte para seu perfil de produto e com abrangência das regiões que você atua no mercado.
  • Preço dos fretes: o preço do frete está sofrendo com alguns aumentos por conta do cenário global com a alta volatilidade no custo dos combustíveis. Isso obriga o repasse desses aumentos, encarecendo seus produtos.
  • Acompanhamento das entregas: notificar o cliente e atualizá-lo sobre o status do pedido é uma dificuldade, muitas vezes percebida nas altas demandas do SAC e reclamações em sites especializados.
  • Indicadores e performance: a construção dos KPI’s por si só, é árdua. Alimentá-los e extrair relatórios confiáveis, então, é um problema! Integrações falhas, dados indisponíveis e processos ineficientes. São várias as possíveis causas e todas convergem para tornar a tomada de decisão um tiro no escuro.

Recomendações

Para contornar as situações acima, listamos algumas sugestões que nossa expertise permite para saná-las:

  • Parceiros logísticos: sempre que for possível, firme parcerias com mais de um transportador, assim sua empresa gera “concorrência” entre eles e permite redução de custos com a diferença de preço para cada perfil de produto e destino. Outros benefícios são a eliminação dos custos fixos e ativos imobilizados em seus balanços contábeis, além de despesas com manutenção de frota e encargos.
  • Indicadores de desempenho: acompanhe regularmente todos os indicadores, principalmente as taxas de entrega em não-conformidade, demandas de SAC e financeiros relativos aos pagamentos de frete como, cobranças indevidas e duplicidade de CT-e que, só esses 2 últimos podem representar até 10% de seu custo de frete!
  • Integrações: converse sua equipe de TI e suporte dos sistemas de sua empresa sobre as integrações possíveis, tornando disponíveis as informações de forma rápida. Esse processo ajudará também nas tomadas de decisão além de diminuir cargas de trabalho.
  • Soluções tecnológicas: escale seu negócio sem inflar custos. A implementação de tecnologias dão celeridade aos processos com automações e diminuição de falhas e erros.

Inclusive, elaboramos um material sobre as Logtechs, soluções tecnológicas específicas para a cadeia logística. Sugiro conferir, certamente vai te ajudar!

Em relação às soluções tecnológicas, o sistema TMS Embarcador é indicado para a gestão completa de fretes, administrando seus fornecedores de transportes com praticidade e segurança.

Converse conosco e torne sua empresa mais rentável! Acessando aqui, um de nossos especialistas retorna o contato.

Sobre nós

Com mais de 500 marcas clientes e situada em Blumenau-SC, um pólo tecnológico, a DATAFRETE desenvolve soluções para gestão de frete embarcador. Suas soluções possibilitam as empresas otimizarem seus processos logísticos de transporte, elevando sua eficiência.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress