Logística

Gestão de fretes para pequenos negócios

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Se você tem um pequeno negócio, seja no mundo físico, online ou em ambos, um conselho valioso que podemos te dar é: use a logística a seu favor. A concorrência deixou de ser apenas local, agora é possível realizar compras e consultas em segundos, basta tirar do bolso o celular e “dar um google”.

Isso fez o comportamento do consumidor mudar, tornando-o mais criterioso com as empresas e os produtos vendidos, com uma urgência de receber seus pedidos tão logo os façam. Nesse momento, o frete se mostra como diferencial competitivo e, por vezes, o principal fator de decisão de compras dos consumidores. Afinal: o produto certo, entregue no prazo ,no endereço correto e com o menor custo possível, deixa todo mundo feliz, certo?

Por isso, sugiro algumas dicas simples que tornarão sua gestão mais eficiente. Bora ler?

1º: Prioridades

Por uma questão de eficiência, defina os tópicos que sua empresa dará prioridade em resolver. Um método prático de identificá-los, é analisar quais indicadores estão abaixo da meta, como:

  • custo médio de fretes para CEP de referência do público-alvo;
  • prazo médio de entregas por região do público-alvo;
  • taxa de entregas realizadas com atraso;
  • índice de reclamações e SAC;
  • cobranças incorretas e pagamentos indevidos de fretes;

Identificado os indicadores com piores resultados, aplique pesos a cada um conforme o seu impacto na experiência de compra do cliente. Isso permitirá aplicar as soluções mais adequadas para reverter rapidamente o cenário.

2º: Frentes de trabalho

Com base nos anos de atuação e expertise adquiridos, nós entendemos que os maiores e principais desafios dos pequenos negócios estão muito vinculados ao custo, prazos de entregas e controle de pagamento dos fretes. Como consequência, convertem menos vendas, aumentam demandas de SAC, problemas de caixa ou repasse no preço ao consumidor final. Isso, muitas vezes, acaba prejudicando ou inviabilizando novos negócios, pois seus clientes agora usam o Google para qualquer pesquisa de preços ou dúvida.

E como há uma grande variedade de opções, te apresento algumas soluções capazes de melhorar seus resultados rapidamente.

2.1º: Custo de fretes

Esse componente tem um peso relevante para as vendas se concretizarem, então essa é a primeira dica: diversifique seus transportadores!

Recomendamos um mínimo de 3 opções de transportadores, um mais barato, um mais rápido e o último, equilíbrio de preço e prazo, independente se utilizam frete FOB ou CIF. Assim é possível ter comparativos e fazer a escolha mais adequada ao perfil e necessidade do cliente.

Essa prática estimula a concorrência entre os fornecedores e, com uma estratégia de marketing e relacionamento, tem potencial de gerar economia. Aos pequenos negócios, significa ter rentabilidade e manter seu negócio vivo, algo fundamental.

2.2º: Prazos de entrega

Em paralelo ao custo, o prazo é outro ponto crítico para os consumidores. Realmente, em alguns casos é muito difícil tornar a entrega célere, do modo tradicional. É necessário inovar e adotar outros meios como, lockers e pontos para entrega e retirada de produtos, dark stores e operadores logísticos nas regiões de atuação de seu negócio.

 

2.3º: SAC

Quando seus clientes não sabem o andamento das entregas, você perceberá pelas demandas de atendimento no SAC. E sabe a razão, muito das vezes: porque o barato saiu caro. E no pacote, ainda prejudica sua reputação, gera uma má experiência de compra e encarece sua operação.

Por isso, utilize outros critérios em conjunto com o menor preço para definir seus parceiros de transportes, como reputação, integrações e tecnologias adotadas. 

Lembrando que, quanto mais tecnológico e integrado a sua operação, mais simples é obter as informações para atualizar seus clientes  sobre o status do pedido e a previsão de entrega com automatizações, inclusive para autoatendimento, como as tracking pages.

Com essas ações, seu negócio consegue manter o foco nas vendas, evitando qualquer desperdício e prejuízo.

2.4º: Controle financeiro

Quando o financeiro da empresa está saudável, o pequeno empresário se sente à vontade para fazer investimentos em marketing como, uma campanha de frete grátis para alavancar vendas. Inclusive esse tipo de ação promocional tem gerado efeitos reais e positivos, justamente por ser um fator de decisão de compra para o consumidor atual.

Entretanto, nada é “de graça” e as faturas chegarão, isso é certeza e, ainda que seus transportadores sejam confiáveis é válido auditar as faturas. Esse processo dá segurança ao Contas a Pagar além de identificar qualquer divergência na cobrança, abrindo a possibilidade de negociar com a transportadora em questão sua correção.

Tudo isso mostra o comprometimento com o sucesso do seu negócio, afinal tanto as entradas quanto as saídas de receitas são fiscalizadas e aplicadas.

3º: Resultados

Aquilo que os gestores sempre ambicionam e correm atrás: resultados!

Trabalhando cada item acima, aliado com uma estratégia de marketing e gestão integral do negócio tem o potencial de construir vantagens e diferenciais competitivos, tornando-se o favorito dos clientes e o melhor parceiro dos fornecedores. Isso é relacionamento e é isso o que nós, pessoas, sempre queremos: relações saudáveis e duradouras.

Ah, outro impacto muito bom é: os seus números crescem! Estamos falando daqueles do lado esquerdo nas DRE’s, fique tranquilo!

Aqui, falamos somente de ações para os processos logísticos, porém os demais departamentos também podem se espelhar nessas sugestões, pois cada setor que contribui faz a empresa se tornar mais saudável e lucrativa.

Ficou interessado em saber mais? Acompanhe nosso blog que sempre tem conteúdos úteis para o seu negócio. E se quiser conversar diretamente conosco, acesse aqui que retornaremos.

Um pouquinho de nós

Com mais de 500 marcas conquistados e situada em Blumenau – SC, um polo tecnológico, o DATAFRETE desenvolve soluções para gestão de frete embarcador.

Nossas soluções possibilitam que as empresas otimizem seus processos logísticos de transporte, como atualização dos status de entrega, construção e aplicação de campanhas de fretes entre outras diversas funcionalidades, gerando uma redução considerável nas despesas com frete.

Para conferir mais do TMS Embarcador da DATAFRETE e conhecer nossas soluções inteligentes e inovadoras, visite o nosso site!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress