Logística

Melhores Práticas de Gestão Logística

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

O gerenciamento das operações logísticas é uma função fundamental para aumentar a taxa de sucesso da empresa e a satisfação do cliente, pois está diretamente relacionado à estratégia de uma organização. Os desafios são muitos, desde liderar um time, garantir o fluxo de comunicação, cumprir os prazos de entrega, reduzir o estoque parado e muitos outros que tenho certeza de que você pode conhecer. Mas como aplicar melhores práticas de gestão logística? 

Pensando em te ajudar, elaboramos este artigo, para que você possa entender melhor como funciona a gestão logística de forma resumida, os principais desafios e por fim, como aplicar melhores práticas. Acompanhe a leitura para saber mais! 

O que é e como funciona a gestão logística? 

Independentemente de ser uma pequena, média ou grande empresa, a gestão logística pode ser considerada uma das funções mais estratégicas da organização. É com base nas suas análises e decisões que as equipes de trabalho implementam estratégias e planos para o sucesso da marca. 

Se não tiver uma gestão para tomar a iniciativa e apontar os melhores caminhos, a empresa provavelmente trabalhará de forma desorganizada, dependendo das suposições e ideias dos diferentes membros da equipe. 

Quando falamos sobre a gestão de operações logísticas, estamos falando de uma questão mais abrangente, afinal se trata de uma área que oferece sustentação para todos os demais processos da empresa, desde a entrada de insumos até a entrega de um produto ao cliente final. 

O gestor de operações logísticas, é responsável por lidar com diferentes recursos, como a infraestrutura, máquinas, equipamentos, pessoas, processos e tecnologia. 

Isso significa que as suas decisões impactam diretamente muitos processos e pessoas, então, não há dúvidas de que sua colaboração é extremamente importante para todos. 

Ou seja, a gestão das operações logísticas visa analisar, uniformizar e melhorar as atividades que são relevantes, garantindo a participação de todos os profissionais junto a prestação de serviços de qualidade aos parceiros e clientes. 

Isso garante a redução de custos sem efeitos negativos na produtividade da empresa, um trabalho focado na inteligência e na realidade prática da empresa. 

Quais são os desafios de aplicar novas práticas de gestão logística? 

O sucesso na gestão logística de uma empresa se dá quando analisamos a forma como aquela empresa conseguiu transformar dificuldades em oportunidades. Tendo isso em vista, trouxemos os principais desafios enfrentados pelo setor logístico. Veja! 

Dificuldade nas estradas 

Provavelmente, o maior desafio para um gerente de logística é garantir uma distribuição eficiente de mercadorias gastando pouco. Hoje o valor do quilômetro rodado é um desafio para todas as empresas. 

Afinal, há muitos custos envolvidos, confira os principais: 

Pedágio, taxas, combustíveis, peças, acessórios, materiais de manutenção, pneus, etc. 

Falta de sinalização, buracos e insegurança, todos esses são fatores que os profissionais que viajam pelas rodovias brasileiras enfrentam no dia a dia. A gestão da operação logística é responsável por garantir que os processos ocorram mesmo nas circunstâncias mais adversas possíveis. 

Provavelmente, o maior desafio para um gerente de logística é garantir uma distribuição eficiente de mercadorias usando as estradas precárias do país. Embora as estradas brasileiras sejam extensas, são poucos os trechos com infraestrutura adequada para o tráfego de automóveis. 

Estoque parado 

Nenhuma empresa vai melhorar seu capital mantendo os estoques parados, então o fluxo de mercadorias ocorrerá de forma cíclica e contínua. 

Porém, devido a problemas como a infraestrutura rodoviária e o alto custo de manutenção dos veículos, nem sempre é possível realizar essa etapa com a eficiência necessária e sempre que a mercadoria não está devidamente distribuída, a empresa deixa de levantar capital. 

Como aplicar melhores práticas de gestão logística? 

Você já deve ter percebido que gestão logística não é uma tarefa muito simples. Existem inúmeros desafios que vão demandar dos profissionais conhecimento e muita concentração. 

Por isso, você deve investir em um trabalho de desenvolvimento da gestão de operações logísticas na sua empresa. 

A seguir, confira as nossas dicas para melhores práticas na sua gestão logística! 

Planejamento 

O bom planejamento é a base de qualquer execução bem-sucedida, sendo uma indústria completa, a logística requer um estudo detalhado, desde o recebimento dos insumos e matérias-primas até a distribuição ao cliente final. 

Investindo inicialmente em um bom planejamento, a gestão das operações logísticas passa a ser capaz de identificar gargalos em cada processo, criando assim, uma estratégia de remediação com antecedência, e a eficiência passa a ser a chave dos serviços. 

Gestão de estoque 

O estoque é uma área importante para o negócio e é a principal responsável pelo controle das quantidades de itens, sua gestão evita faltas e excessos e equilibra a demanda com o mínimo de estoque. 

Dentre algumas práticas essenciais para uma gestão eficaz de estoques, podemos citar: registro padronizado, monitoramento da rotatividade dos produtos, previsão de demanda, estoques cíclicos e integração com as áreas de S&OP, Suprimentos e Produção, isso vai permitir a formação de um estoque mais alinhado à realidade. 

Monitore os processos 

O monitoramento de processos consiste em mapear o fluxo das atividades desenvolvidas com o objetivo de detectar falhas e oportunidades de melhorias. 

Para a gestão das operações logísticas, esta é uma estratégia essencial, pois permite medir a eficácia do planejamento e da metodologia de trabalho implementada na empresa. 

O monitoramento de processos permite analisar a relevância de cada função, ou seja, o gestor consegue entender quais atividades trazem real valor agregado para a empresa e quais simplesmente consomem recursos. 

Treinamento e capacitação 

A participação das equipes de trabalho é fundamental para colocar em prática todas as ideias e estratégias de cada etapa do planejamento, afinal são as pessoas que tornam isso possível. 

Na hora de fazer a seleção dos profissionais que farão parte do seu time, seu objetivo deve ser o de escolher profissionais que se identifiquem com a cultura e os valores da empresa. 

Outro fator importante, é investir em treinamento, bem como no aperfeiçoamento dos colaboradores. Com as constantes inovações tecnológicas, para manter a sua empresa em pleno funcionamento, todas as pessoas devem passar por constante atualização. Você é um profissional do setor logístico? Então, que tal aplicar essas melhorias?! Investir no seu setor vai te trazer muitos benefícios. Gostou do nosso post? Continue acompanhando o nosso site e assim, tenha acesso a mais artigos como este!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress