Logística

Logtech: um novo conceito de inovação para a logística

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Em logística, há um grande conjunto de atividades para as quais diversas empresas estão desenvolvendo tecnologias. Isso se dá por muitas razões: compensar problemas de infraestrutura, otimização de processos e aumento de competitividade.

Todas as empresas que desenvolvem soluções de base tecnológica para qualquer parte da cadeia logística, chama-se “logtech”. Esta cadeia esta composta pelas seguintes operações:

  • Armazenagem: compreende as atividades de planejamento, desde a localização do CD, dimensionamento do espaço, características físicas e plano de recebimento dos materiais. É esse setor que indica os melhores locais para serem utilizados como Centros de Distribuição de acordo com as rotas de saída, a proximidade dos clientes, a tributação e outros critérios;
  • Estoque: setor responsável pelo gerenciamento físico de todos os materiais necessários para o funcionamento do negócio, desde o recebimento e guarda de matéria-prima, produto semiacabado, produto acabado, embalagem e demais materiais de reposição.
  • Distribuição: Compreende as fases de planejamento de distribuição e entrega dos pedidos.  Nesse setor são definidos os modais e rotas de transporte do ponto de origem da coleta do pedido até a entrega no cliente final.
  • Reversa: Compreende as fases de planejamento de retorno ou devolução dos pedidos, devido ausência de acordo comercial, falha na entrega, avarias entre outros.  Nesse setor são definidos os modais e rotas do ponto de coleta até a entrega na empresa emissora do pedido.
  • Torre de controle: Neste setor tem-se o controle de todos os embarques e acompanhamento das entregas, sinistros e outras ocorrências de transporte que necessitam de uma rápida interação com os parceiros de transporte
  • Transportes: Em transportes ocorre toda a gestão da contratação dos prestadores de serviço de frete, manutenção das tabelas de frete e demais acordos, controle de pagamento dos serviços e gerenciamento dos indicadores de performance.

Agora, analisando diversos dados do segmento no Brasil, podemos entender melhor o porquê desse crescimento expressivo em empresas de tecnologias específicas para a cadeia logística.

Considerando que, segundo dados da CNT, em nossa matriz de transportes o modal rodoviário é o mais utilizado para o transporte de cargas, correspondendo a 61,1% de todas as movimentações e gera algo em torno de R$749 bilhões por ano, sendo um segmento onde tradicionalmente seus processos produtivos são manuais e obsoletos, as logtechs encontram um potencial enorme de mercado, fornecendo opções para o desenvolvimento de aplicações e soluções tecnológicas.

Agora, deixa eu te contar algo que talvez você não saiba: nós que trabalhamos nesse setor temos uma piada interna dizendo que em logística o padrão é não ter um padrão. Deixa-me te explicar o porquê.

No setor logístico há diversos modelos de negócio e cada um deles é perfil de cliente para as logtechs, pois possuem características e desafios comuns. Porém, nem tudo é simples e dependendo do tipo de mercadoria e das regiões onde se é fabricado e consumido, uma única empresa pode ser enquadrada em diferentes modelos de negócios. Daí vem a piada, o padrão é não ter um padrão

Vamos falar com mais detalhes sobre esses perfis, suas características e como as logtechs os atendem. Acompanhe:

PerfilConceitoSoluções
EmbarcadorSe enquadra nesse perfil as empresas que utilizam serviços de transportes terceirizados, seja de outras empresas especialistas ou profissionais autônomos.• Cotação de fretes;
• Tracking;
• Auditoria;
• Outsourcing;
TransportadorEsse perfil de cliente logístico são as empresas que realizam o transporte das mercadorias. Aqui pode haver diferenciação para com os autônomos, devido a escala e porte da operação.• Emissão de documentos (CIOT, CT-e, PEF, MDF-e e outros);
• Gestão de Ocorrências;
• Gestão de frotas;
• Gestão de consumo;
• Controle de motoristas;
• Baixas de entregas;
• Outras diversas funcionalidades para controle da operação.
Autônomos e FreteirosSão profissionais liberais e independentes, muitas vezes contratados diretamente pelo Embarcador ou subcontratados pelo Transportador.Normalmente as soluções contratadas pelo perfil Embarcador ou Transportador possuem funcionalidades para atender a legislação que esta modalidade de transportador requer.
ArmazémEnglobam os depósitos que realizam apenas o processo de armazenagem de mercadorias de terceiros.• Gestão de recebimentos;
• Gestão de expedição;
• Gestão de estoque;
• Gestão de alocação e distribuição interna;
Operador LogísticoEntende-se como as empresas que possuem operações agregadas de armazenamento para terceiros e realizam os processos de distribuição e entregas de mercadorias• Todas as soluções do perfil Transportador; e
• Gestão de armazéns;

Sendo assim, é muito improvável que uma única solução atenda plenamente todas as operações de uma mesma empresa.

Há mais detalhes a se observar: o crescimento espantoso da abertura de e-commerces e da entrada da indústria no comércio eletrônico fortemente motivadas pela Pandemia da Covid-19 ampliou o leque das logtechs.

Para se ter ideia, recentemente a Distrito fez um estudo e mapeou 283 logtechs, e as classificou da seguinte forma:

  • 43,6% das logtech possuem soluções para gestão de entrega, frota e carga;
  • 19,4% se concentram em soluções para as entregas, como hub logístico e last mile;
  • 12% atuam com soluções específicas para operações de logística reversa;

Agora, entramos em uma seara ainda mais densa e complexa: a migração da indústria para o comércio eletrônico. A parte delicada desse movimento é garantir a gestão de ambas as operações (online e offline) de forma integrada. Para atender essa nova necessidade, algumas logtechs evoluíram para plataformas multicanais.

A multicanalidade é uma funcionalidade disponível em poucas plataformas, o que torna um diferencial competitivo e um benefício a mais ao cliente. Centralização dos processos de seus mais diversos canais de venda, gestão das tabelas de fretes, suas atualizações e seus controles, essas aplicações tornam o processo de administração de uma operação multicanal simples e ágil.

E, aos que persistirem em resistir aos ventos da mudança, lamento dizer, mas passarão dificuldades.

Ficou interessado em conversar mais sobre tecnologia logística? Fale conosco e desenvolva uma gestão mais inteligente e eficiente em sua operação de distribuição com nosso TMS Embarcador DATAFRETE.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress