Logística

A logística verde é mais do que uma boa prática: confira esse artigo e saiba mais sobre a logística ambiental!

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

 Ter uma empresa de sucesso está longe de apenas cumprir com a função de um negócio. Atualmente, para ser uma empresa completa, é necessário olhar para fora, pensando em tudo e todos. Neste sentido, a sustentabilidade destaca-se como uma ambição crescente de empresas que desejam realmente atrelar valor ao seu negócio se preocupando também com o meio ambiental e social.Uma excelente maneira de fazer isso é adotando a chamada logística verde, uma forma sustentável de fazer o transporte e as rotinas logísticas gerais de sua empresa, como armazenagem e até mesmo produção.

Para saber mais sobre o tema, não deixe de conferir esse artigo na íntegra para entender porque a logística verde é muito mais do que uma boa prática!

Boa leitura!

O que é a logística verde?

Antes de entender a importância desse tipo de logística para uma empresa, é necessário entendê-la corretamente.

Bem, primeiro é válido dizer que além de logística verde essa premissa pode ser chamada também de logística sustentável, logística ambiental e também de eco-logística.

Não é difícil entender o porquê de o conceito levar essas nomenclaturas. Em suma, a logística sustentável é o conjunto de todas as ações de uma empresa que se voltam para o gerenciamento da cadeia de suprimentos (gestão logística) de maneira mais sustentável.

Ou seja, na adoção de medidas que cooperam com a diminuição de impactos prejudiciais para o meio ambiente. Em resumo, são políticas investidas com a conscientização diante das consequências para o planeta.

Muito embora haja diversas políticas e condições legais que determinam uma série de medidas sustentáveis, empresas que optam pela logística verde se destacam. E é fácil entender isso justamente porque elas fazem questão de fazer mais do que lhes é devido.

Confira abaixo algumas vantagens de investir em uma logística ambiental para a sua empresa.

Por que adotar a logística verde para a sua empresa?

Esse espírito de gestão verde contribui e muito para a redução de danos ao planeta Terra. Principalmente ao considerar que a logística verde está se tornando uma tendência.

Mais do que isso, incorporar uma gestão sustentável garante uma visão muito positiva para o seu negócio. Os seus stakeholders, clientes, fornecedores e parceiros, sabem que estão se associando com uma empresa comprometida com o futuro do planeta.

Tal feito, além de agregar valor a sua marca e torná-la ainda mais competitiva, também incentiva que outras marcas façam o mesmo. Além disso, incentiva que os próprios envolvidos vejam as ações como um exemplo e passem a reproduzi-la.

Medidas que corroboram com uma logística sustentável

Após saber o que é a logística verde, bem como entender a sua importância diante do cenário atual, principalmente ao considerar a necessidade emergencial de cuidar de nosso planeta, você precisa saber como fazer isso.

É válido dizer que não é tão difícil assim investir em uma logística sustentável. Empresas e pessoas resistentes podem pensar que essa é mais uma preocupação que terá que lidar ou um custo a mais no fechamento do mês. No entanto, há muito mais benefícios em investir em uma logística verde.

Confira como fazer isso:

Alinhe esse modelo com a sua empresa

De nada adianta querer implementar uma logística verde se a sua empresa não coopera normalmente para a sustentabilidade. É necessário realinhar o propósito, as rotinas e os valores da sua empresa com intenções realmente benéficas para o meio ambiente.

Afinal, de nada adianta querer um serviço de transporte ou sistema de armazenagem corretamente sustentáveis, mas ter operações que vão totalmente de encontro com isso. É necessário ter uma gestão verde e isso começa com a mentalidade do seu negócio!

Comece eliminando o desperdício

Uma medida bem simples e que ainda te ajudará a reduzir custos é promover a diminuição de desperdício nas operações logísticas. Seja no sistema de armazenagem com redução de materiais plásticos, seja no copo plástico e no papel toalha do setor de operações ou até mesmo no sistema de transportes!

Sempre é possível diminuir o desperdício, basta fazer uma análise sobre a sua empresa!

Insira a logística reversa na rotina da sua empresa

Muitas pessoas chegam a pensar que a logística reversa é a logística verde. Na realidade, uma está dentro da outra! A logística reversa consiste na atuação sustentável do fluxo de produtos que após serem utilizados, voltam para os fabricantes.

Por exemplo, é previsto em lei que os fabricantes têm responsabilidade por produtos que perdem a vida útil. Muitas empresas já têm sistemas de logística reversa que chegam a beneficiar os consumidores por retornarem os produtos ao ponto de origem.

Essa ação é uma maneira de incentivar a logística reversa e destinar, de maneira correta, o fim do produto que você vendeu.

Pratique o incentivo

Ao desenvolver estratégias sustentáveis que englobam o público, além de chamar a atenção para a sua marca, você consegue fazer com que muito mais gente se mobilize para uma guinada ecológica.

Além de poder incentivar os consumidores, sua empresa é capaz de mostrar aos seus parceiros que você deseja fazer a diferença e com isso é possível engajá-los também.

Além disso, você pode tentar buscar parcerias que se assemelham ao seu modelo de logística verde (parceiros também sustentáveis) ou motivar fornecedores e fabricantes a fomentar o mesmo.

Crie um ciclo de logística verde e contribua para um mundo melhor! E se você precisar de mais ajuda no que consiste à logística da sua empresa, não hesite em visitar o nosso site e falar com nossos colaboradores.

Certamente, nós e o nosso sistema de gestão de frete podemos te ajudar e muito, até mesmo com a redução de custos em fretes! Visite o nosso site e saiba mais sobre isso!

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress