Logística

Desafios da logística para 2022

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Nos próximos meses há enormes desafios a superar: crescimento econômico baixo, inflação alta e preço elevado dos combustíveis, com possibilidade de desabastecimento de diesel. Isso acende um alerta para o setor logístico, em especial para os embarcadores.

Vamos analisar melhor esses fatores:

Possível falta de diesel

As causas são multifatoriais, desde a guerra na Ucrânia, sanções ao petróleo russo até a decisão da OPEP em manter os índices de produção baixos para recuperar os lucros perdidos na fase aguda da Pandemia da Covid-19.

Algo crítico para a classe empresarial e para o país, onde o modal de transporte mais utilizado é o rodoviário, agravando todos os problemas econômicos atuais

Volatilidade do preço dos combustíveis

Influencia diretamente no preço dos fretes, obrigando o embarcador a repassar seus aumentos para o consumidor final. Como consequência, houve uma queda nas vendas – salvo alguns segmentos específicos , prejudicando a saúde financeira de muitas empresas.

Inflação alta

Há preocupação com os índices atuais, pois é comum os reajustes serem indexados à inflação, como salários e contratos de serviço. Algo que prejudica a previsibilidade e execução do orçamento, o preço dos produtos comercializados e, em especial, o poder de compra.

Crescimento econômico baixo

Todos os tópicos acima são os principais motivos para nossa expectativa de crescimento estar baixa, ainda que o Banco Mundial tenha a perspectiva de crescimento maior em 2022 (1,5%) e queda vertiginosa em 2023 no Brasil com um índice de 0,8%.

As projeções realizadas por diversos órgãos apontam este impacto econômico negativo no país. Nesse sentido, reforçamos a importância do investimento em soluções tecnológicas, visando otimizar seus processos e ganhar competitividade perante o mercado. Acompanhe:

Campanhas de frete

Parece loucura sugerir uma promoção, mas não é! Essa ação impulsiona suas vendas e assim aumenta as receitas no curto prazo.

O recomendado é que seja definido alguns pré-requisitos para ter direito ao benefício que, não necessariamente apenas desconto nos valores do frete.

Consolidação de carga

Aqui, sugiro uma estratégia, utilizada por muitos de nossos clientes,: unifique os pedidos com destino comum, dessa forma é possível negociar com seus parceiros logísticos condições melhores nos valores de frete.

Leilão de fretes

Aliado ao tópico anterior, faça cotações de frete e busque pela melhor oferta. A prática de gerar concorrência entre seus parceiros logísticos geralmente traz ótimos resultados financeiros e operacionais.

Lean Manufacturing

É uma prática da indústria replicável para qualquer segmento.

Analise e reconstrua seus processos, otimizando seu fluxo de trabalho e melhorando seus indicadores de produtividade.

Tecnologia

Para a logística de transporte, a tecnologia TMS Embarcador torna seu time mais produtivo e eficiente, reduzindo os desperdícios de dinheiro e tempo.

Afinal, o ano está sendo desafiador para muitas empresas e conquistar resultados positivos é elementar para se manter competitivo no mercado. Com isso a logística deve cumprir o seu papel: produto entregue no endereço correto, no menor custo possível, dentro do prazo acordado e de forma íntegra, sem avarias ou danos.

A DATAFRETE considera muito importante as empresas terem uma gestão de fretes eficiente, por isso dispõe de uma solução específica para sua organização. Saiba mais sobre os benefícios de nosso TMS Embarcador aqui.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress