Logística

Last Mile: entenda a importância desse modelo de entrega

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

As etapas logísticas em geral apresentam grande importância, seja para os fornecedores, vendedores e lojistas, quanto para clientes, parceiros e compradores. Em decorrência do aumento do e-commerce, nos últimos 2 anos devido à pandemia de Covid-19, o papel logístico ganhou ainda mais relevância, tornando-se um grande diferencial na hora de escolher um comprador.

Com isso, os serviços de entrega passaram a ser muito mais valorizados pelos clientes e se consolidaram como prioridade de fornecedores e lojistas. Nesse sentido, não há como não citar a relevância do last mile, uma das etapas mais impactantes na satisfação do cliente e na avaliação de um vendedor.

Neste artigo, o tema abordado é justamente este modelo e fase de entrega tão importante no setor logístico. Por isso, se você deseja entender mais sobre ele para otimizar os seus serviços visando conseguir uma boa avaliação, não perca esta leitura.

O que é o last mile?

Para falar sobre a importância desse modelo de entrega, inicialmente é importante entender o que ele é e como funciona dentro da logística. Bem, last mile traduz-se como “última milha”.

Essa etapa leva este nome justamente por ser a fase final do transporte, e que consiste no trâmite que vai desde o centro de distribuição (CD) até o destino final do comprador ou recebedor do produto, que pode ser tanto uma pessoa física (em caso de B2C) ou uma pessoa jurídica (B2B).

O last mile é também um momento de grande expectativa para quem adquire uma compra de maneira online, como tem acontecido com frequência.

Apenas em 2020, como mostram os dados da 43ª edição da Webshoppers, o e-commerce no Brasil teve um aumento de 29% em relação a 2019. Essa é uma consequência da pandemia que se tornará tendência.

O e-commerce garante muitas facilidades e ao perceber a praticidade e a entrega efetiva, os clientes estão adotando essa modalidade de compra.

Nesse sentido, as empresas precisam se destacar também de maneira online para conquistar o público-alvo e isso envolve diversos fatores. Entre eles: marketing assertivo e logística de transporte de qualidade.

Sobre este último ponto, é possível entender a importância do last mile. Confira no tópico seguinte mais informações sobre isso.

Por que é importante investir no last mile?

Se o last mile é o último momento até que a encomenda chegue até o cliente, ele consiste também na etapa crucial em que o comprador aumenta as suas esperanças em receber o seu produto.

Por isso, costuma ser o período de maior ansiedade e também, aquele em que o cliente mais se atenta ao trânsito de seu pedido. Por isso, é necessário investir na etapa que vai desde a saída do produto do centro de distribuição até o destino final do comprador.

Certamente, essa fase influenciará diretamente na avaliação que o cliente terá de uma venda, da marca, loja e vendedor relacionados àquela encomenda. Ou seja, as chances de garantir a satisfação do cliente no que consiste à entrega de um pedido está diretamente relacionado com um last mile bem realizado.

Isto é, investir na otimização desta última etapa pode ser uma atitude assertiva para conquistar mais vendas, fidelizar clientes e conquistar uma boa avaliação.

Como otimizar o seu last mile?

Enquanto consumidor final (seja enquanto pessoa física ou como detentor (a) de uma empresa), qual seria a sua prioridade sabendo que o seu pedido está na última etapa?

Certamente, a sua preferência é a agilidade na entrega! E assim como você, outras pessoas desejam o mesmo. Então o primeiro passo para acertar no last mile é otimizar essa etapa com o intuito de tornar as entregas mais rápidas.

Isso pode ser feito a partir de alguns fatores:

Soluções inteligentes

Soluções inteligentes são o foco da DATAFRETE, uma empresa de gestão de frete comprometida com o sucesso de seus clientes. Temos um sistema especializado no desenvolvimento de soluções para a gestão de fretes e logística de embarcadores.

Esse sistema otimiza muitas funções dentro das operações logísticas e auxilia no encontro de soluções inteligentes para a rotina da sua empresa. Ao focar em soluções inteligentes, práticas e resolutivas, você diminui o tempo das demandas logística.

Isso permite que a entrega do seu cliente transite com mais agilidade visto que as operações serão deliberadas de maneira mais organizada. Ademais, a diminuição de custos é expressiva quando as rotinas são otimizadas.

Maior controle de operações

O planejamento logístico e um sistema de roteirização são fundamentais para acertar no last mile, mas para isso, é preciso ter controle sobre as operações. Em conjunto, uma boa estratégia logística com uma supervisão assertiva são capazes de melhorar a sua performance logística.

Para a última etapa do processo de entrega, isso é vital para garantir que tudo corra bem, principalmente visando ganhar tempo para driblar fatores como trânsito intenso e dificuldade de acesso ao local de entrega.

Permitir atualizações de entrega

Uma maneira excelente para conquistar o consumidor final durante o last mile é permitir que ele tenha acesso a atualizações de entrega. A disponibilização de um código de rastreio já faz parte de rotinas de logística de algumas empresas e essa implementação é um diferencial.

Atualmente, existem lojas virtuais que disponibilizam atualizações em tempo real, ou pelo menos em mais pontos específicos, o que dá uma ideia maior para o cliente de quando ele receberá a própria encomenda.

Com isso, é possível fazer com que ele se sinta ainda mais por dentro da operação e sinta mais segurança sobre aquela compra.

A DATAFRETE pode ajudar você!

As recomendações acima podem ter um custo de alto valor para as empresas que desejem implementá-las. No entanto, é possível visualizar todas elas como um investimento!

Ademais, se você está em busca de melhorias de logística, como no last mile, a DATAFRETE pode ajudar com isso! Com o nosso sistema de gestão de frete, fazemos com que você diminua custos, otimize suas rotinas logísticas e conquiste boas avaliações!

Conte conosco para soluções inteligentes e inovadoras, visite o nosso site e conheça nosso sistema de gestão de frete!x

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress