Logística

BID de Transporte: como tornar seu processo mais eficiente

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Uma gestão logística eficiente é essencial para a competitividade e sustentabilidade de qualquer negócio. E neste processo, o BID de Transportes é uma das etapas que se torna desafiadora para as empresas. É nesta fase que a empresa contratante do frete precisa realizar a cotação, comparar preços, verificar disponibilidade e estrutura da transportadora, entre outras questões. Por isso, além de ser um trabalho estratégico, o BID de Transportes implica diretamente no sucesso do processo de distribuição.

Neste conteúdo você confere como tornar o BID de Transportes mais eficiente e garantir cotações realmente estratégicas para a sua empresa. Confira!

Entendendo o BID de Transportes

BID é uma sigla para a expressão em inglês Bidding Process, que pode ser traduzida como oferecer, contratar. No BID de Transportes, a empresa que precisa enviar seu produto – o embarcador – anuncia a oportunidade, enquanto as transportadoras oferecem lances para realizar o frete.

Além de ser uma forma de incentivar a concorrência e ampliar a lista de fornecedores, o BID é também uma forma de avaliar se os seus custos de frete estão de acordo com os praticados pelo mercado. No BID de Transportes, além de avaliar os preços, as empresas podem ainda verificar se os requisitos solicitados foram respeitados pela empresa que vai ser contratada. Além disso, na hora em que solicita os lances, o embarcador já repassa todas as definições necessárias para que a transportadora dê o lance (tipo de carga, cronograma e toda a descrição da operação).

Há, ainda, processos de simulação de cotações e contratações, envio e conferência de documentação e assinatura do contrato para execução do frete. Tudo isso antes de a carga efetivamente ser enviada.

Por que a contratação do frete é desafiadora?

A logística em si é bastante complexa. Ela envolve a coordenação e movimentação de produtos desde o ponto de origem até o destino final de maneira econômica, rápida e confiável. São diversas etapas que envolvem o BID de Transportes e se a cotação não for bem realizada, pode implicar em altos custos, prazos não cumpridos e, consequentemente, cliente insatisfeito.

Além disso, o processo pode exigir muito tempo de dedicação dos profissionais, o que é incompatível com a realidade de equipes enxutas na maioria das empresas.

Por outro lado, uma logística bem gerida reduz custos operacionais, melhora o atendimento ao cliente, e aumenta a eficiência operacional, impactando positivamente os lucros. Uma boa capacidade de oferecer entregas ágeis é um diferencial competitivo, especialmente em um mercado onde a satisfação do cliente e a eficiência operacional são cruciais.

Entregas rápidas e precisas também reduzem a necessidade de manter altos níveis de estoque, o que, por sua vez, reduz custos de armazenamento. Nesse contexto, a capacidade de simular e otimizar rotas de transporte e custos se torna uma vantagem estratégica.

Como a DATAFRETE pode transformar o seu BID de Transportes

Para quem busca otimizar o cálculo do frete e garantir um valor de transporte realmente competitivo, a tecnologia precisa ser uma aliada. Assim, a DATAFRETE conta com a simulação acelerada, uma funcionalidade que torna a comparação das tabelas de frete muito mais ágil.

Na simulação acelerada, todas as tabelas de fretes são enviadas para o sistema que, automaticamente, simula a contratação com todos os fornecedores participantes. Com essa varredura, em poucos minutos a empresa tem em mãos a identificação do frete mais barato para a sua distribuição.

O que as empresas ganham com a simulação acelerada no BID?

Cotações rápidas e precisas: sem falhas de cálculo nem perda de tempo, a varredura automatizada entrega informações precisas em pouco tempo, para que a empresa possa escolher a cotação mais econômica e eficiente.

Redução de custos operacionais: economia de tempo e equipe focada nas ações estratégicas trazem melhor aproveitamento de recursos e mesmo despesa com tempo ou ainda escolhas equivocadas.

Aumento da satisfação do cliente: quando a cotação no BID de Transportes é mais rápida e ainda traz um histórico do fornecedor, as entregas tendem a ser mais ágeis e feitas com qualidade. Isso impacta diretamente na satisfação do cliente, fortalecendo a reputação da empresa e incentivando a fidelidade do consumidor.

Outros conteúdos

Posts relacionados

plugins premium WordPress